TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Conceitos-chave e expressões teóricas de algumas abordagens psicológicas no processo de aprendizagem da aprendizagem

Seminário: ATPS: Conceitos-chave e expressões teóricas de algumas abordagens psicológicas no processo de aprendizagem da aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  3.456 Palavras (14 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA DE BAURU

Curso de Graduação em Psicologia

APS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

CRISTIANE MAGALHÃES DE CARVALHO – RA: B947II-9

BAURU

2013

CRISTIANE MAGALHÃES DE CARVALHO – RA: B947II-9

APS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Universidade Paulista de Bauru, como parte das atividades da Matéria de APS – Atividade Prática Supervisionada, sob a orientação da profa. Ms. Eliane Gabas.

BAURU

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 7

2 DESENVOLVIMENTO 7

2.1 MODELOS PEDAGÓGICOS E MODELOS EPISTEMOLÓGICOS 7

2.2 ABORDAGENS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM 10

2.3 RESUMO DA OBRA PINÓQUIO ÀS AVESSAS 13

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda os principais conceitos e expressões teóricas de algumas das abordagens psicológicas no processo ensino-aprendizagem, bem como os teóricos que as representam. Neste texto objetiva-se sistematizar as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, das escolas e dos elementos que compõem o ambiente escolar; estabelecer relação entre as tendências pedagógicas e a prática docente que os professores adotam na sala de aula. Além disso, busca-se verificar os pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendências na prática escolar brasileira. A partir da análise e compreensão das tendências pedagógicas que definem o papel do homem e da educação no mundo, na sociedade e na escola, repercutindo na prática docente em sala de aula graças a elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender, propõe-se uma reflexão da obra de Rubem Alves “Pinóquio Às Avessas’’”. A seguir serão apresentados, os pensamentos pedagógicos de Fernando Becker e Maria das Graças Nicoletti Mizukami e, em seguida, um resumo da referida obra de Rubem Alves.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MODELOS PEDAGÓGICOS E MODELOS EPISTEMOLÓGICOS

Fernando Becker: Pedagogia Diretiva, Pedagogia Não diretiva e Pedagogia Relacional. Fernando Becker (2001) desenvolveu a ideia de modelos pedagógicos e modelos epistemológicos para explicar os pressupostos pelos quais cada professor atua. Apresenta, então, três modelos: Pedagogia Diretiva, Pedagogia Não diretiva e Pedagogia Relacional.

Na Pedagogia Diretiva o professor acredita que o conhecimento é transmitido para o aluno. Este por sua vez, não tem nenhum saber, não o tinha no nascimento e não o tem a cada novo conteúdo. O professor, com essa prática, fundamenta-se numa epistemologia pela qual o sujeito é o elemento conhecedor, totalmente determinado pelo mundo do objeto ou pelos meios físicos e sociais. Essa epistemologia é representada da seguinte forma:

S O

O professor representa esse mundo na sala de aula, entendendo que somente ele, o professor, é o detentor do saber e pode produzir algum conhecimento novo ao aluno. Cabe ao aluno ouvir, prestar atenção, permanecer quieto e em silêncio e repetir, quantas vezes forem necessárias, escrevendo, lendo, até aderir ao que o professor deu como conteúdo.

Traduzindo o modelo epistemológico em modelo pedagógico temos:

A P

Assim, o professor ensina e o aluno aprende. Nesse modelo, nada de novo acontece na sala de aula, e se caracteriza por ser reprodução de ideologia e repetição.

Pedagogia Não diretiva

O professor torna-se um facilitador da aprendizagem, um auxiliar do aluno. O educando já traz um saber e é preciso apenas organizá-lo ou recheá-lo de conteúdo. O professor deve interagir o mínimo possível, pois acredita que o aluno aprende por si mesmo. A epistemologia que fundamenta essa postura pedagógica é apriorista:

S O

Apriorismo vem de a priori, o que significa que aquilo que é posto antes vem como condição do que vem depois. Essa epistemologia sustenta a ideia de que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética, bastando o mínimo de interferência do meio físico ou social para o seu desenvolvimento.

Segundo Becker (2001), o professor que segue essa epistemologia apriorista renuncia àquilo que seria a característica fundamental da ação docente: a intervenção no processo de aprendizagem do aluno.

A P

Pedagogia Relacional

O professor admite que tudo que o aluno construiu até hoje em sua vida serve de patamar para construir novos conhecimentos. Para esse professor, o aluno tem uma história de conhecimento percorrida e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com