TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis

Seminário: ATPS: Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Aula-Tema: Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis.

o Passo 1

A contabilidade é um sistema de informações e avaliações que visa às demonstrações e análise econômica, financeira e física. Tem como objetivo principal permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam interferir sobre as tendências futuras da mesma.

Os usuários são físicas e jurídicas com interesses na avaliação da situação de seus negócios ou vida pessoal. Acionistas, credores geral, integrantes do mercado de capitais, são usuários preferências ou externos. Os administradores da entidade e físico são usuários secundários.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares as demonstrações contábeis tradicionais.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, antes deve ser um instrumento útil a tomadas de decisões.

Devem ser observados os seguintes pontos:

- As empresas devem dispor ou divulgar todas as informações que contribuem para uma avaliação adequada da situação patrimonial e de resultados.

- A contabilidade tem um relacionamento com aspectos jurídicos, onde muitas vezes não conseguem passar toda relação econômica.

A não utilização da contabilidade de uma forma correta pode haver varias complicações bem como: deficiência na estrutura do modelo informativo, baixa credibilidade por parte dos usuários, limitações do próprio usuário.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere as suas finalidades, e a metodologia de mensuração reúne tanto o social quanto o quantitativo.

A finalidade social permite conhecer se a posição de rentabilidade e financeira, quanto a metodologia é parcialmente social de seus critérios de avaliação, onde muitas

vezes envolvem a incerteza vindo do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando. É parcialmente quantitativa por naturalizar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO=PASSIVO+ PATRIMONIO LIQUIDO).

o Passo 2

A Contabilidade é a ciência que tem como objetivo controlar o patrimônio, ou seja, conjunto de bens, direitos e obrigações.

“Tabela Comparativa”

Pessoa Física Pessoa Jurídica

Patrimônio Todos os seus bens acumulados. Toda sua riqueza acumulada.

Fluxo de Caixa Entrada (salário). Entrada (lucros).

Saída (contas a pagar). Saída (contas a pagar).

Ativo Imóveis; veículos; dinheiro. Equipamentos; estoque; máquinas, veículos; galpão.

Passivo Dívidas (contas, água, luz, telefone). Dívidas (salários, fornecedores, impostos, empréstimos).

Patrimônio Líquido Riqueza Líquida. Riqueza Líquida.

Podemos notar na tabela comparativa que há uma grande semelhança no controle financeiro de uma empresa (pessoa jurídica) e na vida financeira particular de uma pessoa (pessoa física).

Nota-se que ao verificar o fluxo de caixa de uma empresa, os ativos e passivos podem ser aplicados na nossa vida financeira particular, de modo a controlar os créditos e os débitos.

Assim podemos fazer um planejamento financeiro a fim de controlar nossos gastos mensais/anuais, criando um balanço patrimonial.

Em relação ao patrimônio líquido, podemos dizer que é toda a riqueza de uma organização depois de cumprir todas suas obrigações sem mais dividas. Enquanto que na vida particular resume-se ao que “sobra” do salário, gerando assim uma economia.

Concluímos que formalmente a contabilidade aplica-se a pequenas e grandes empresas, tanto externo quanto interno (escritórios contábeis), porém na vida financeira particular de uma pessoa também está presente, mas de maneira menos sucinta, e se usada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com