TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Contabilidade tributaria

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

     ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS UNIDADE II

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Leandro A. Barros 4406850303

Nandara G. de G. Pereira 3815624600

Renata C. Fernandes 3775754545

Walter Brito 3730729678

ATPS

   

RESUMO

Estamos por meio deste trabalho evidenciando a contabilidade tributaria no seu conjunto de ações e métodos, onde de forma teórica e pratica apuramos e conciliamos a geração de tributos, sendo: PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, ICMS, retenções entre outros.

Este trabalho da ênfase na área tributaria em geral, frisando sua importância e mostrando como ser apurada em diversas situações que uma empresa pode apresentar cotidianamente. Utilizando o exemplo de um projeto de comercio varejista de camisas femininas, encomendado por um grupo de empresários dispostos a financia-lo.

Palavras Chaves: Contabilidade, Tributos, Apuração.

Sumário

1. Introdução...............................................................................................................................4 2. Etapa 1 Passo 1 Resenha Artigo.............................................................................................5

2.1. Etapa 1 Passo 3 Tabela de Atividades Mensais...................................................................6

3. Etapa 2 Passo 1 Opinião sobre Artigo....................................................................................6

3.1 Etapa 2 Passo 2 Tributação do ICMS...................................................................................7

3.2 Etapa 2 Passo 3 Folha de Pagamento...................................................................................8

3.3 Etapa 2 Passo 4 Demonstrativo do Resultado Econômico.................................................10

4. Etapa 3 passo 2 Cálculo IRPJ e CSLL................................................................................11

4.1. Etapa 3 passo 3 Comparativo Lucro Real x Lucro Presumido.........................................12

Conclusão.................................................................................................................................?

1. Introdução

Este relatório foi formulando para apresentar o projeto de criação de um comercio varejista de camisas femininas, dentro do projeto especificaremos desde a carga tributária instituída a este produto até uma fictícia Demonstração de Resultado com base em perspectiva de vendas, para que os futuros investidores possam ter a certeza de que este é certamente a melhor opção para investimento. Dentro da área tributária iremos nos atentar primeiramente ao ICMS, sua alíquota e cálculos. Depois vamos abordar os temas de imposto de renda, contribuição social sobre o lucro liquido, e também aplicar os conhecimentos sobres os tributos PIS e Cofins, na forma de não-cumulatividade.

2. Etapa 1 Passo 1- Resumo Artigo

Contabilidade tributaria nas empresas, vem ganhando cada vez mais peso, haja visto, o tamanho da sua importância neste século, e que reflete diretamente na economia brasileira, onde o governo vem buscando novos mecanismos para que seja minimizado a economia informal e sonegação fiscal. Refletindo nos profissionais da área, onde deve se adequar as novas mudanças tributarias, se atualizando e buscando conhecimentos na área tributaria, para minimizar assim riscos.

Mas o que sabemos, é que todos querem na verdade elidir dos tributos, ou driblarem, terceirizando, investindo na certificação de seus produtos, mas sempre tentando diminuir sua carga tributaria. Mas ter consciência de que se deve elidir e não evadir deve existir, pois a fiscalização atual tem usado a tecnologia a seu favor, viabilizando a transparência.

Para se evitar riscos é necessário ter conhecimento dos tributos, dos regulamentos, normativas e portarias complementares, que são indispensáveis para diminuir os erros. E ter cuidado, mesmo com as desobrigações de apresentar obrigações tributarias, pois mesmo que fisco tenha dispensado essa obrigação, talvez seja porque existem meios de ratificar e encontrar essas informações com outros métodos.

Atualmente com tantas mudanças que a contabilidade vem sofrendo, como a adoção dos princípios contábeis do IFRS, as inovações de apresentar e apurar os tributos através do SPED, EFD, ponto eletrônico, certificação, NF-e, CT-e, NFS-e, concerne maior domínio ao governo em relação a transparência, e no próprio controle interno das empresas, mas sabemos que os gestores não estão preparamos para tudo isso, pois houve - se de uma só vez grande mudança, e agora o que resta é se adequar de forma mais rápida á essas mudanças, para se evitar erros, que comprometem toda uma empresa, vale lembrar que essas mudanças reflete na maneira de mensurar seus resultados.

Entretanto as empresas devem ter consciência que as responsabilidades tributarias devem ser cumpridas da forma que os entes federativos regulamentam, e deve ser respeitada. Uma vez que essas formas de tributações têm como base suas leis, portanto se não cumpridas, se tornam crimes.

2.1. Etapa 1 Passo 3- Tabela de Atividades Mensais

O produto que comerciaremos será voltado ao publico feminino, de acordo com pesquisas de mercado realizadas anteriormente, este mercado cresce a cada ano com mais mulheres deixando os afazeres do lar e partindo para a batalha do emprego. Com isso também cresce a exigência, nossas camisas sociais (NCM-62063000) tem dentro deste mercado um grupo especifico de clientes.

[pic 1]

3. Etapa 2 Passo 1- Opinião sobre Artigo

Apesar de não haver uma metodologia especifica para o calculo da carga tributaria brasileira, nem uma das entidades que fazem o calculo podem negar o aumento crescente deste índice. Pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), mais um recorde foi batido no ano de 2012 em que a carga tributaria teve um aumento de mais 0,20 pontos percentuais em relação ao ano anterior 2011, chegando ao ponto de 36,27% do PIB do país.

O aumento dos tributos ocorreu em todas as esferas governamentais, tendo o maior aumento dentro dos municípios chegando a 10,53% em relação ao ano anterior. Contudo o tributo que mais aumento foi o INSS chegando a 11,31% em relação ao ano anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (759.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com