TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: importância da contabilidade gestor em sua tomada de decisões

Seminário: ATPS: importância da contabilidade gestor em sua tomada de decisões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS CONTABILIDADE FINANCEIRA

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é esclarecer os conceitos de bens, direito, obrigações e Patrimônio. Ressaltando a importância da contabilidade para o gestor nas suas tomadas de decisões.

PASSO 01

A contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa, pois ela auxilia o gestor através de informações corretas e precisas, a contabilidade coleta dados, registra-os em forma de relatórios para que o gestor possa tomar a melhor decisão dentro da empresa.

Uma das s principais diferenças entre a função do administrador e a do contador é a função de tomada de decisões, e a do contador de auxiliá-lo com informações concretas mostrando-lhe relatórios para que estas decisões sejam com o mínimo grau de incerteza. Uma falha bastante comum é quando os proprietário de empresas imputam responsabilidades administrativas à contadores esternos (escritórios contábeis terceirizados) o que acaba fatalmente levando a empresas a passar por sérios problemas.

Das diferentes profissões que o contador pode atuar optamos pelos cargos administrativos, porque o contador é um profissional que conhece todas as ferramentas da contabilidade, e com esse conhecimento somado as técnicas de gestão este tem grande potencial para administrar.

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO MUNDO

A Contabilidade existe deste antes de Cristo, desde que pastores controlavam seus rebanhos com pedras na forma de contagem. Os primeiros registros de que existiram funções contábeis foi no antigo Egito ( 3.000a.c). A contabilidade precisou de três elementos básicos para se desenvolver: números, escrita, e a existência da moeda. Os algarismos indo-arábicos foram introduzidos no ocidente no século X, esta foi uma nova forma descrita dos números. Essas formas de cálculo utilizavam-se do ábaco, instrumento no qual se posicionavam pequenas contas ou esferas (os calculi) em um ábaco (tábua), e dependendo do seu posicionamento liam-se números correspondentes. No século XV, em 1440 por Gutenberg, os algarismos arábicos passaram a ser definitivamente conhecidos e utilizados, sistema inventado pelos hindus e aprimorado pelos árabes séculos antes. Em 1494, o frade Luca Bartolomeu de Paccioli apresenta a primeira obra contábil descrevendo o método das partidas dobradas afirmando-se que onde há um débito, há um crédito, tornando-se com isso o pai da contabilidade. A partir desta fase a contabilidade atinge sua maturidade no século XVI, após Paccioli muitos estudiosos tentaram explicar o conceito de débito e crédito; os da escola italiana criaram teorias que dominou o cenário até o início do século XX. A contabilidade que sempre acompanhou o desenvolvimento econômico passou a ser centro de atenções, pesquisas e estudos naquele país. Criou-se a escola contábil norte- Americana, com a valorização da auditoria enquanto instrumento de transformação da contabilidade em algo útil para as tomadas de decisões, os conceitos novos e tradicionais da contabilidade, formam o conjunto de fatores que fizeram com que a escola contábil americana continue dominante no cenário mundial até hoje.

PASSO 02

Patrimônio

O Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro. O contabilista controla o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis economicamente. O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos : os bens e direitos (positivos) obrigações (negativo). O patrimônio pode ser considerado do ponto de vista estático ou dinâmico.

Estático: a contabilidade estuda, controla, expõe e analisa as modificações que compõem o patrimônio.

Dinâmico: a contabilidade estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.

Bens

Bens de natureza (avaliáveis em moeda) são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio. Quando dizemos que algo é um bem patrimonial, isto significa que ele pode ser avaliado em dinheiro e que integra o patrimônio de alguém, vale dizer, que é de propriedade de uma pessoa.

Bens corpóreos (físicos) podem ser tocados e visíveis também denominados materiais ou tangíveis. Ex.: dinheiro, terreno, estoque, móveis, veículos, etc.

Bens incorpóreos não são visíveis ou palpáveis também denominados imateriais ou intangíveis. Ex.: linhas telefônicas, ponto comercial, marcas, programa de computador etc.

Transmissão de bens móveis: É feito pela entrega feita pelo transmitente ao adquirente. No caso de locação, servindo ao uso do locatário, o bem permanece no patrimônio do locador.

Transmissão de bens imóveis: No caso de imóveis, a propriedade depende do registro do documento de aquisição do bem (escritura) no Registro de Imóveis.

Direitos

Os direitos representam os créditos, que são valores a receber ou a recuperar de terceiros. Os direitos são representados por títulos e documentos.

Nota fiscal: A legislação tributária exige emissão de nota fiscal quando não há incidência de tributos, os contribuintes são obrigados a emitir nota fiscal. Ela permite ao Fisco a verificação do correto recolhimento dos tributos incidentes nas operações com as mercadorias.

Fatura: Se a venda for a prazo, haverá necessidade de um documento que sirva para provar a existência do valor a receber e para posterior cobrança. Emissão obrigatória nas vendas a prazo.

Duplicata: Não é exigida por lei, ela é um título de crédito, serve como prova para a ação judicial de execução contra o devedor. Um comerciante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com