TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA 2015 Direito Tributário

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Autodesenvolvimento AVA 2015: Direito Tributário

A capacidade contributiva é um conceito que se divide em dois sentidos, o primeiro sentido: objetivo ou absoluto e o segundo: subjetivo ou relativo. No primeiro caso, se tem a existência de uma riqueza apta a ser tributada (capacidade contributiva como pressuposto da tributação), enquanto no segundo caso, tem a parcela dessa riqueza que será objeto da tributação em frente das condições individuais (capacidade contributiva como critério de graduação e limite do tributo). Capacidade contributiva nada mais é do que a capacidade econômica do contribuinte; a capacidade de pagar, ou seja, significando que cada pessoa deve contribuir de acordo com a proporção de sua renda e haveres, respeitando-se às necessidades financeiras de cada cidadão.

Tal principio está intimamente ligado aos princípios da igualdade e da isonomia, e para o direito tributário, a igualdade se dá por meio do princípio ora estudado.

Quanto ao Imposto de Renda de Pessoa Física, é necessário ressaltar que legislação vigente pondere nas condições de cada pessoa contribuinte, para que cada um possa garantir o mínimo vital para ter uma vida digna. É uma declaração feita anualmente e individualmente.

Através da progressão das alíquotas, percebe-se com clareza o princípio da capacidade contributiva, pelo fato que aqueles que têm mais capacidade de contribuir terão maior ônus tributário.

A relação que pode ser vista entre a capacidade contributiva e a tabela do IRPF é o fato de que, ao analisar os conceitos de isonomia, vemos que cada pessoa deve contribuir de acordo com sua renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com