TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Direito Civil

Ensaios: Ava Direito Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade aula tema 02

a)Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Aula tema 02: Teoria Geral do Estado

Em minha opinião eu escolheria o parlamentarismo nos dias atuais, por se um sistema de governo que oferece mais segurança e sustentação política.

Um dos principais temas a serem mudados nesse novo sistema de governo, deveria começar pela conscientização do voto e explicar para a o povo o que uma má escolha pode trazer para o país.

No Brasil, esse sistema de governo baseado no presidencialismo está no meu ponto de vista totalmente irregular pela situação hoje em que vivemos.

O presidencialismo só concentra sua gestão em interesses de grupos políticos e econômicos, que valem da excessiva concentração de poder nas mãos de apenas um homem.

Essa gestão infelizmente não está querendo mudar a situação de calamidade que se encontra nosso país, tentar e aplicar medidas severas para sairmos dessa corrupção que atrasa o Brasil.

A população tem que exigir seus direitos, não aceitar de cabeça baixa tudo que esse governo impõe de forma contraditória aos direitos do cidadão.

Precisamos de gestores comprometidos em construir uma sociedade moderna e bem estruturada, onde ofereça ao cidadão uma educação de primeiro mundo, saúde de primeira linha, pagar salários compatíveis a realidade que se encontra, oferecer saneamento básico para todos sem exceção, ter moradia descente e segurança.

Acredito que esses principais tópicos já melhoria muito o Brasil, mas para que conseguirmos esses interesses precisamos primeiramente mudar a cabeça da população.

As vantagens de colocar em prática esse governo de parlamentarismo, é um sistema mais flexível, em caso de crise politica por exemplo, o primeiro-ministro pode ser trocado com rapidez .

Maior comunicação com o poder executivo possibilitando uma melhor transparência e fiscalização, melhor aproximação com minorias étnicas, raciais.

Menor risco de ocorrerem governos autoritários por causa da aproximação entre a situação e a oposição, menos corrupção por causa do poder, diminuição dos custos de campanhas eleitorais e etc.

Como foi citado no texto acima, se não for mudado a cultura do brasileiro hoje em dia, acredito que não teremos mudanças significativas.

Sabemos que o conceito de estado é muito complexo e tem várias definições,o três elementos formadores do estado é população, governo e território.

Cada país organiza o seu governo e será essa gestão que trará ordem social naquela determinada localidade.

Precisamos aplicar na prática outras gestões políticas pelo menos aqui no Brasil está precisando de uma reforma geral, para analisarmos qual governo é compatível com a realidade do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com