TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens trabalhistas para diferenças individuais e liderança

Tese: Abordagens trabalhistas para diferenças individuais e liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Tese  •  3.608 Palavras (15 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 15

Este portfólio tem finalidade de ampliar os conhecimentos e relatar a importância para a contabilidade dos temas a seguir: as rotinas trabalhistas as diferenças individuais e a liderança, processo contábil e análise mercadológica regional.

.

DESENVOLVIMENTO

1- ROTINA DE ADMISSÃO - alguns requisitos necessários para a admissão de um funcionário á empresa.

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, mesmo em caráter temporário; Obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS do empregado, entregando-lhe recibo desta obtenção para efetuar as anotações e devolvê-la no prazo máximo de 48 horas;

b) Atestado de Saúde Ocupacional - ASO;

c) Preencher o livro ou ficha de registro de empregados, com os dados necessários do trabalhador;

d) Contrato de trabalho: Na CLT, O art. 443 diz que o contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

e) Importância da apresentação dos documentos para admissão: Os documentos para admissão de empregados são de extrema importância para formalizar a admissão, Identificar o empregado, tanto como pessoa física, como profissional qualificado para o desempenho das suas funções, cumprir as obrigações trabalhistas da empresa frente ao Ministério do Trabalho e Emprego.

2 – DIFERÊNÇAS INDIVIDUAIS

Vivemos em um mundo cheio de “Diferenças”. As pessoas são diferentes entre si, existem diferenças sociais, de raça, religião, hábitos e costumes.

No aspecto jurídico, a própria “Constituição Brasileira” garante a todos o direito de aceitação sem discriminação ou preconceito perante a sociedade.

Diferenças individuais é nossa marca registrada e nós a carimbamos em tudo o que fazemos: na maneira de elogiar ou criticar, no modo como avaliamos as outras pessoas, no trabalho, nos relacionamentos com a família, amigos, etc.

O que é Liderança

Liderar é mais que atribuir tarefas, é ser um profissional com qualidade ímpar. Por isso reconhecer a mudança e o rumo de suas atitudes e estratégias de comercio é o que o difere na hora de ser mais que um profissional capacitado.

O líder é aquele a quem o grupo atribui uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades de uma tarefa, de forma que a atribuição dada pode ocorrer de maneira formal ou informal. Já o objetivo do líder é atingir o objetivo do grupo.

Para ser um líder de sucesso hoje é preciso ter habilidades técnicas e interpessoais para alinhar os objetivos e aspirações pessoais dos membros do grupo com os objetivos e metas da organização, com a finalidade de alcançar tanto a eficácia do grupo como a motivação e satisfação de cada um de seus membros.

O papel do líder também muda com o tempo: além de monitorar e dirigir o grupo para facilitar o funcionamento, ele passa a gerenciar também sua interação com outras partes da empresa.

Os lideres bem sucedidos acreditam que não podem vencer sem a contribuição de todos os membros da equipe.

O que é Motivação

Motivação é um construto e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo individuo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como: anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros.

O estudo da motivação comporta a busca de princípios que nos auxiliem a compreender, por que os seres humanos e animais em determinadas situações especificas escolhem, iniciam e mantém ações.

Teorias das Necessidades de Maslow

Maslow como um bom clínico, vê a motivação como necessidade de origem biológica que precisa ser satisfeita. Para isso elaborou uma hierarquia com cinco níveis de necessidades e as colocou em sentido de progresso, ou seja, uma necessidade precisa ser pelo menos parcialmente satisfeita para que a pessoa busque a satisfação da próxima necessidade.

As cinco necessidades que Maslow define são:

1. Necessidades fisiológicas básicas tais como: a fome, a sede, o sono, o sexo.

2. Necessidades de segurança, que vão da simples necessidades de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida.

3. Necessidades sociais ou de amor,afeto,afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube.

4. Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros a nossa capacidade de adequação as funções que desempenhamos.

5. Necessidade de auto-realização, em que o individuo procura tornar-ser aquilo que ele pode ser.

Para ele, as pessoas buscam o crescimento pessoal e seu auto – desenvolvimento.

Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

A teoria dos dois fatores foi formulada e desenvolvida por Frederick Herzberg,tem como premissa a existência de dois conjuntos de fatores contínuos e independentes.Os fatores higiênicos e Fatores motivacionais.

Fatores Higiênicos:ou fatores extrínsecos,pois se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho.

Os fatores higiênicos são:os salários,os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com