TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Financeira

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1


Passo 1

No ano de 2014, tivemos um forte tombo econômico e por conta desse os investimentos devem continuar patinando ao longo do ano de 2015. O cenário já era pouco favorável, com confiança em nível ainda bastante baixo, alta da taxa básica de juros e o ajuste fiscal que o governo atual impôs tende a reduzir o ritmo das obras públicas. O cenário que já não estava favorável piorou de situação com as denúncias de corrupção na Petrobras.
Além da confiança em baixa, o ajuste fiscal esperado imposto em 2015 deve afetar os investimentos públicos, uma das despesas em que o governo tem mais flexibilidade para cortes. A alta da Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), que vai subir de 5% para 5,5% no primeiro trimestre de 2015, e a expectativa de redução do ritmo de desembolsos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também pode ter impacto negativo sobre o investimento privado, por aumentar o custo de capital e diminuir oferta de crédito para investimentos.


O aumento da taxa básica de juros em curso é outro fator restritivo no cenário para o próximo ano.
Temos também o aumento do dólar, que ultrapassou a marca dos R$3,10, afetando dessa forma as importações. Outra grave ameaça que temos enfrentado dia-a-dia é a crise hídrica, tanto na geração de água para o fornecimento quanto para a geração de energia elétrica.


Além das incertezas presentes na economia brasileira, o quadro ficou mais turbulento com as denúncias envolvendo a Petrobras e a queda do preço do Petróleo, que podem levar a estatal a encolher seu plano de investimentos. "A empresa tem papel relevante dentro do investimento doméstico e afeta também o restante da cadeia, além de dificultar a captação de recursos no mercado estrangeiro por outras empresas brasileiras", observa Alves de Melo, da Icatu. (Fonte: http://www.icna.org.br/ )
Denúncias de corrupção, queda do preço do barril de petróleo, aumento do dólar, aumento das taxas de juros, fazem com que os investimentos fiquem menos atrativos.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com