TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise das demonstrações contabeis

Por:   •  7/10/2016  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno(a): Priscila Bernardino Eufrásio

RA: B023BB-3

Turma: 08/CT8968

Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis

SÃO PAULO

2016


Síntese do Capítulo 12 do livro Estrutura e Análise de Balanços 11ª ed.

Análise Dinâmica do Capital de Giro

Esta síntese visa o estudo dinâmico da situação financeira da empresa, através de indicadores operacionais que refletem todas as decisões tomadas em relação ao capital de giro e seu equilíbrio financeiro.

Para iniciarmos nosso estudo, é necessário que se conheça a definição de cíclico que é todos os elementos patrimoniais diretamente vinculados ao ciclo operacional da empresa., como produção e vendas. Os valores circulantes, porém não cíclicos, são definidos como financeiros. Ex: aplicações financeiras, depósitos judiciais, duplicatas descontadas.

As principais contas dos grupos cíclicos e financeiros são:

  • Ativo Financeiro: caixa, bancos, aplicações financeiras;
  • Ativo Cíclico: duplicatas a receber, estoques, adiantamento a terceiros;
  • Ativo Permanente: investimentos, realização a longo prazo;
  • Passivo Financeiro: financiamentos bancários, duplicatas descontadas;
  • Passivo Cíclico: fornecedores, adiamento de clientes, despesas operacionais;
  • Passivo Permanente: patrimônio líquido e contas do exigível a longo prazo.

A necessidade de investimento em giro, revela o montante de capital permanente que uma empresa necessita para financiar seu capital de giro. A diferença entre os investimentos de longo prazo e os financiamentos contínuos refletem a necessidade operacional de investimento de longo prazo em giro.

Quando uma empresa está na situação em que seu capital circulante líquido é maior que sua necessidade de investimento em giro, pode-se concluir que ela apresenta segurança financeira, e este excesso é definido como saldo e disponível.

Identificada a necessidade de investimento em giro, por exemplo quando o estoque necessário para funcionamento normal da empresa está sendo financiado por créditos a curto prazo, pode ser apurada a necessidade total de financiamento permanente de uma empresa, que o montante mínimo de passivo permanente que a empresa deve manter visando seu equilíbrio financeiro.

Uma empresa equilibrada financeiramente apresenta um capital circulante líquido superior a suas necessidades permanente de giro, tendo um saldo do disponível positivo.

Para financiar a necessidade de investimento em giro, as fontes de recursos geralmente são terceiros ou de recursos próprios aumentando o capital.

A sigla EBITDA é o lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações, que surgiu da necessidade de se tomar medidas gerenciais para otimizar as estratégias financeiras. O lucro antes dos juros, é o resultado gerado pelo negócio, porém desconsiderando as despesas de depreciações temos o fluxo de caixa. Ou seja, o EBITDA equivale ao conceito de fluxo de caixa operacional antes do cálculo do imposto de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com