TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise das demonstrações contabeis

Por:   •  22/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.856 Palavras (20 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS

CONTÁBEIS

ADC – M

Aluna: Larissa de Souza Chaves Matrícula: 08010004501 Professor: Heber Lavor Moreira 1º semestre de 2011

Email: larischaves2009@hotmail.com

1


SUMÁRIO

SUMÁRIO        2

RESUMO        3

INTRODUÇÃO        3

A empresa Natura Cosméticos S/A.        3

O objetivo da análise das demonstrações contábeis.        4

A importância da análise das demonstrações contábeis        4

Análise das demonstrações do balanço da empresa Natura Cosméticos S/A        4

Análise vertical.        4

Análise Horizontal        5

Estudo dos Indicadores de Liquidez        5

Estudos dos Indicadores de Endividamento        6

Estudos de Indicadores de Atividade        7

Estudo dos Indicadores de Rentabilidade        8

Estudo dos Indicadores de Overtrading        9

Estudo do Termômetro de Insolvência        10

EBITIDA        10

Aspectos Positivos        10

Aspectos Negativos        10

CONCLUSÃO        10

ANEXOS        12

2


RESUMO

A análise das demonstrações contábeis, juntamente com a contabilidade gerencial, tem sido atualmente cada vez mais utilizada com o objetivo de facilitar decisões, otimizar recursos e levar para os seus administradores a melhor forma de conduzir sua empresa e também para analistas, investidores e credores que tenham a intenção de investir na empresa e saber com a empresa está financeiramente. Neste trabalho será feito uma análise das demonstrações contábeis da empresa Natura S/A, que esta no ramo de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, utilizando o balanço e a DRE nos anos de 2009 e 2010 de tal forma que poderemos saber qual será o seu resultado no final da análise.

INTRODUÇÃO

A análise das demonstrações contábeis teve seu início devido aos empréstimos que as empresas faziam aos bancos, os bancos emprestavam o dinheiro sem ter ao menos garantias de como a empresa estava financeiramente e economicamente, com o tempo os bancos foram vendo a necessidade de analisar as demonstrações as qual as empresas os levavam e com isso a análise teve mais força para se saber a situação de uma empresa. Com o tempo os administradores das empresas foram vendo que a análise não serviria só para conseguir empréstimos, mas também para se utilizar ao seu favor na empresas de forma que ele utilizaria os dados da análise para observar onde ele poderia melhorar sua empresa e seus índices.

Este trabalho vem fazendo análise das demonstrações contábeis da empresa Natura S/A que trabalha no ramo de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, que atua no mercado brasileiro desde 1969, no qual os dados foram conseguidos através do site da própria empresa. Para se fazer as análises das demonstrações contábeis se ira utilizar o balanço patrimonial e a DRE dos anos de 2009 e 2010. Inicialmente será feita a análise vertical e horizontal das demonstrações, posteriormente será feito um estudo dos índices utilizados na análise que são índice de liquidez, índice de endividamento, índice de atividade, índice de rentabilidade, índice de overtrading e o índice de insolvência, no qual todos eles ao final do estudo mostrarão qual a situação da empresa.

A empresa Natura Cosméticos S/A.

A Natura Cosméticos S/A, é uma empresa brasileira, fundada em 1969 por Luiz Seabra e um dos herdeiros da Remington, ela é uma indústria e comércio, atualmente esta em sete países da América Latina e na França, no Brasil é indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. A natura utiliza produtos naturais com acordo com comunidades tradicionais e unindo conhecimento científico, promovendo o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira. A empresa natura tem duas localizações, a fábrica indústria e comércio de cosméticos que esta localizada na cidade de Cajamar no estado se São Paulo e a sua administração que esta localizada em Itapecerica da Serra no estado de São Paulo.

Quando inaugurou a empresa, seu capital inicial era equivalente a um carro popular, desde 2004 ela se tornou uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo

3


Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

O objetivo da análise das demonstrações contábeis.

O objetivo da análise é um estudo para propiciar o patrimônio das empresas e das decisões tomadas, conceberem avaliações do patrimônio empresarial e das decisões tomadas, prestarem informações eficientes e eficazes a todo usuário com o intuito de fornecer instrumentos gerenciais, permitindo a administração, avaliar e decidir onde, e como e quando aplicar seus recursos. A análise das demonstrações contábeis se baseia também em balanço anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.9 Kb)   pdf (566.9 Kb)   docx (106.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com