TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Demostrações contabeis

Por:   •  10/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Sucessivos escândalos de manipulação de demonstrações financeiras das companhias abertas nos Estados Unidos da América, nos anos recentes, motivaram suas autoridades reguladoras a promulgar a Lei Sarbanes-Oxley (Sox). Essa estabeleceu um conjunto severo de regras às principais figuras envolvidas no mundo corporativo, abarcando administradores, auditores, advogados e analistas de mercado. Aos auditores independentes foram destinadas regras específicas que introduziram novidades como a criação de órgão fiscalizador da profissão (PCAOB), novas regras de independência e renovadas normas de auditoria (auditing standards). A pesquisa cobriu o objetivo principal de analisar os impactos (variáveis dependentes) percebidos pelos auditores independentes com a introdução da lei estadunidense (variável independente), utilizando como ferramenta a aplicação de um questionário. A metodologia de pesquisa combina revisão bibliográfica do tema e levantamento da percepção dos impactos da Sox pelos auditores independentes. Para os pesquisados, a Sox aumentou a fiscalização sobre a profissão; agregou maior credibilidade às demonstrações financeiras, ao trabalho de auditores e contadores e contribuiu para o aumento dos honorários de auditoria.

1 INTRODUÇÃO

Diante da atual situação em que atravessa as organizações no Brasil, o tema escolhido Analise de Balanço., este estudo em avaliar as demonstrações contábeis Ativo, Passivo e Demonstração do Resultado do Exercício aplicando os índices de liquidez, prazo médio de recebimento de vendas, prazo médio de pagamento de fornecedores, endividamento total, prazo médio de renovação de estoques e ciclo financeiro, como há uma preocupação geral com o grande numero de organizações no Brasil pedindo recuperação judicial, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar os pontos positivos e negativos embasando-se através de livros, artigos publicados em revistas da área contábil e sítios especializados.

2 REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA ou REFERENCIAL TEÓRICO

MANOEL DA COSTA E DANIEL RAMOS NOGUEIRA, em seu livro Análise das demonstrações contábeis, na pagina 18 item 2.3 Método para desenvolver o relatório da análise, destaca que segundo Matarazzo (2010) que a metodologia a ser seguida para a elaboração de um relatório de analise adequado segue algumas etapas:

Escolhas dos indicadores;

Comparação com padrões;

Diagnostico ou conclusão;

Decisões;

A escolha dos indicadores que se refere este trabalho analisa informações sobre o balanço patrimonial e a demonstração do resultado para mitigar algumas tomadas de decisões.

2.1 PRAZOS MÉDIOS DE RECEBIMENTO DAS VENDAS

O recebimento de vendas é um evento de transações passadas gerando um beneficio financeiro tal evento se da em espécie em cheques títulos de negociação imediata ou ainda em credito em conta bancaria, conseguimos obter o índice de prazo médio de recebimento de vendas em dias sobre demonstrações usando a seguinte formula:

- PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO DE VENDAS (dias)

Dup Rec x Meses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com