TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise vertical e horizontal do balanço patrimonial

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 8

Análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis: um estudo dos últimos 5 anos

Vitor V. Toledo gomes 1[1]

Gilberto Alcantara Felix da Silva 2[2]

RESUMO:

Com o nosso trabalho podemos observar a grande ajuda que as demonstrações contáveis trazem para a administração de empresa, podendo mostrar os melhores caminhos, a tomar as melhores atitudes, e mostrar a situação de toda a empresa tendo as informações corretas, uma empresa que presa o seu futuro, que quer ir pelo caminho certo sempre deverá contar com as ajudas que a contabilidade presta. Com as informações que colemos da empresa conseguimos analisar por um dos métodos da contabilidade a Analisa vertical e horizontal das demonstrações contábeis, podendo mostrar assim a situação de empresa o avanço ou retrocesso de ano em ano, analisando seus lucros ou prejuízo apresentado nesse espaço de cinco anos, mostrando a diferença de um ano para o outro, e analisamos o crescimento que a empresa teve o lucro, entre outros fatores.

PALAVRA CHAVE:

Análise, horizontal, vertical, balanço patrimonial.

  1. INTRODUÇÃO.

Objetivo dessa pesquisa analisar, vertical e horizontalmente, as demonstrações contábeis de uma cooperativa da região de Maringá. Usando como base o levantamento apresentado pela empresa dos últimos cincos anos, tendo assim uma noção de como foram as suas demonstrações contábeis.

A alguma dificuldade para encontrar os dados necessários para análise, mas com as informações obtidas foi feito uma análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis, essas demonstrações ajuda a empresa a analisar e tomar decisões assertivas para o melhor funcionamento da empresa.

De acordo com Oliveira (1998, p.1 apud CUSTÓDIO; REZENDE, 2008), “o conhecimento é fator primordial para que se possa tomar alguma decisão. Esse conhecimento se dá através de informações e da forma pela qual são evidenciadas”. O principal objetivo da Contabilidade é fornecer informação que evidencia para seus usuários a situação econômica e financeira de determinada empresa.

O estudo visa analisar os rendimentos da empresa obtidos nos últimos cinco anos, estão contabilizados os inúmeros fatos em conformidade com as normas gerais de Contabilidade existentes no Brasil e as específicas para as suas atividades.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRCA:

Segundo Antonio Saporito, “entre os aspectos q tem sido consideráveis melhorias em relação à os primórdios da análise da demonstrações contábeis no brasil estão a quantidade e qualidade das informações fornecidas pelas empresas, bem como a assimilação de novas técnicas” (Saporito, Antonio analise e estrutura das demonstrações contábeis, p 26. Curitiba 2015).

Para Raimundo Abem Athar, “duas são as funções na contabilidade: a função econômica, que se expressa pela determinação do lucro, e a função administrativa, que representa em linhas gerais o controle do patrimônio” (Athar, Raimundo Aben, introdução á contabilidade, p 6. São Paulo: preentice hall,2005)

Sendo assim podemos perceber que as demonstrações contábeis tem o seu maior benefício a prestação de ajuda para que se possa tomar decisões assertivas para o bem da empresa, podendo avaliar diversas situações e ter o controle de toda a empresa, sabendo assim a hora de se tomar todas as atitudes corretas.

      Adriano Blatt afirma que a análise horizontal tem por objetivo mostrar o crescimento ou queda ocorrida em itens que constituem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos. A análise horizontal compara percentuais ao longo de períodos, ao passo que a análise vertical compara-os dentro de um período. Analise vertical tem por objetivo determinar a relevância de cada conta em relação em um valor total. Ela é alcançada determinando-se cada item da demonstração financeira representa como porcentagem de um determinada base. A base é geralmente o total dos ativos no caso balanço patrimonial. Blatt, Adriano Análise de Balanço – Estruturação e Avaliação das Demonstrações Financeiras e Contábeis, p 59, 60 São Paulo: MAKRON Books, 2001.

2.1 Demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas, estes usuários podem ser: administradores, acionistas, fornecedores, governo, instituições financeiras, entre outros (Comitê de Pronunciamentos Contábeis 00, 2011). O CPC 00 (2011, p. 8) ainda expõe que as demonstrações contábeis tem como objetivo fornecer informações úteis acerca da entidade para a tomada de decisão, “essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito”.

Informações constantes nessas demonstrações devem apresentar algumas características, tais como: qualitativas, no qual a informações demonstrada precisar ser relevante e representar com fidelidade o que acontece na entidade; e características de melhoria: para a informação ser melhorada, a mesma deve ser passível de comparação, verificação, ser tempestiva e ainda compreensível.

Para fins de atendimento aos usuários da informação contábil, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis (também usualmente denominadas “demonstrações financeiras") de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos.

O balanço patrimonial é uma demonstração que reflete a posição financeira e patrimonial a empresa em dado momento. É a demonstração de maior utilização pelas empresas e tem como finalidade demonstrar a posição de bens, direitos e obrigações em determinado momento especificando em ativo, conjunto de bens e direito decorrentes de transações passadas e com potencialidade de geração de caixa, colocadas a disposição da entidade para que essa possa alcançar seus objetivos. Por tanto ativos são bens e direitos de propriedade da empresa, expresso em moeda, e que representam benefícios presentes ou futuros para mesma; passivo: de modo geral, toda empresa, além de obter recursos provenientes dos sócios necessitam de fundos advindos de outras fontes, ou seja, recursos de terceiros. São os fluxos de capital de terceiros que contribui para que a empresa possa atingir seus objetivos. O patrimônio líquido é os recursos investidos pelos seus sócios ou proprietário e também podem ser gerados pelas operações sociais (Lucros Acumulados e Reservas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com