TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Financeira da Empresa Shine

Por:   •  3/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.365 Palavras (10 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        Analise das modalidades de crédito        6

2.1.1        Quais bancos possuem maiores valores futuros?        6

2.1.2        Considerando esses bancos, em quantos por cento os seus valores futuros são maiores que o dos outros?        6

2.2        Balanço Patrimonial E DRE        7

2.3        ANÁLISE VERTICAL        8

2.4        ANÁLISE HORIZONTAL        10

2.5        ANÁLISE DE INDICES        11

3        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

Há milênios existem fatos que comprovam existência a de meios para controlar as riquezas, através de registros, que poderiam ser chamados de contábeis. Em 1494, o frei Luca Pacioli escreveu uma obra contábil que explicava um método nomeado método das partidas dobradas, que trata dos lançamentos contábeis no qual todo débito possui um crédito do mesmo valor, assim se iniciou a escola italiana de contabilidade com foco no controle, a mesma permaneceu no cenário mundial até o século XX, quando foi substituída pela escola norte-americana, essa substituição se deveu ao grande desenvolvimento dos Estados Unidos. Assim a contabilidade passou a ter grande importância no controle e nas tomadas de decisão no meio das finanças, a escola americana permanece até hoje com grande influência no cenário mundial.  No Brasil, os fundamentos da escola italiana se deram em 1902 com o surgimento da escola de comércio Álvares Penteado, e os fundamentos da escola norte-americana se deram após 1946 com o surgimento da faculdade de economia e administração FEA, da USP.

O ramo financeiro possui vários meios de anotação e relatórios que dizem respeito ao controle de riquezas, onde dois deles são: a demonstração de resultado do exercício (DRE) e o balanço patrimonial. A DRE é um relatório da contabilidade que é considerado por muitos gestores o mais importante para a tomada de decisão, é através da demonstração de resultado que se permite analisar a situação econômica da empresa. O balanço patrimonial também é outro relatório muito importante e que demonstra a situação financeira e patrimonial em determinada data, é um relatório indispensável para qualquer tipo de organização empresarial e ao lado da demonstração de resultado compõe o time das demonstrações contábeis mais importantes para a tomada de decisões da empresa. Esses dois relatórios junto com a demonstração do fluxo de caixa e a demonstração do valor adicionado fazem parte do grupo das demonstrações financeiras (relatórios contábeis obrigatórios) exigidas pela “Lei das Sociedades por Ações” para todas as empresas.

São várias as formas de analisar o balanço patrimonial e a demonstração de resultado do exercício entre elas estão a análise vertical e horizontal, essas duas analises são simples, mas extremamente importantes pois geram informações de grande relevância na avaliação do desempenho organizacional. A análise horizontal tem o objetivo de avaliar a evolução dos itens das demonstrações financeiras em intervalos sequenciais de tempo. Já o objetivo da análise vertical é mostrar a importância de determinado item ou subgrupo dentro das contas contábeis, tomando por base o total ou subtotal. A análise vertical complementa a análise horizontal e juntas permitem se observar as alterações na estrutura das demonstrações financeiras.

Duas modalidades de movimentação de capital que são muito importantes e muito utilizadas pelas empresas, são: o financiamento e o investimento. O financiamento é uma forma de conseguir capital para realização de investimentos, essa negociação financeira normalmente é feita pelas instituições financeiras (bancos), é realizado um acordo para negociação e essa movimentação de capital cobra uma taxa de juros que é cobrada em regime de juros compostos. O investimento é uma forma de empregar capital de forma que se tenha retorno como por exemplo: uma empresa decide comprar uma nova máquina que vai aumentar a produção e qualidade dos produtos ou a compra de matéria prima mais sofisticada. As duas modalidades caminham juntas onde o capital do financiamento geralmente é empregado em um investimento.  


  1. DESENVOLVIMENTO

A produção de joias no Brasil é recente no cenário mundial, a produção joalheira no brasil começou a se desenvolver apenas a partir da década de 1960, com o surgimento das primeiras industrias que se associaram com os fabricantes de joias artesanais, os ouvires. Embora o país seja novo nesse mercado, mesmo assim é um dos maiores produtores e exportadores de joias de toda a América. O marco mais importante para a indústria de joias nacional ocorreu na década de 1990 que foi a abertura econômica que aventurou o ramo empresarial pelo resto do mundo já que o mercado interno havia diminuído de forma drástica. Essa mudança no cenário fez com que os joalheiros tivessem que mudar seu posicionamento para poder se tornar mais competitivos.

A indústria de joias Shine foi fundada em 1985, tendo como principal função a fabricação e venda de joias, de forma que se destacava a exportação para Itália, Rússia e Dinamarca. Com a mudança no cenário nacional os sócios da Shine joias estão analisando fazer investimento em uma nova linha de produção de joias especiais, com a supervisão de profissionais extremamente renomados e eficientes no cenário mundial, para a fabricação dessas joias serão usadas apenas pedras valiosas e raras. Essa mudança interfere em todos as áreas da empresa, como no processo produtivo, a coleção de joias que é mais sofisticada, a escolha da matéria prima, e principalmente a comercialização da nova linha de joias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com