TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Vertical e Análise Horizontal na Avaliação do Desempenho de uma Empresa

Por:   •  26/4/2019  •  Dissertação  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa 4

Dissertação

        Análise Vertical e Análise Horizontal na avaliação do desempenho de uma empresa

        A Análise Horizontal, também chamada de Análise de Tendência ou de Evolução, apura a evolução das contas das demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício e Demonstrativo do Fluxo de Caixa) por um período permitindo que este seja comparado a períodos anteriores, ou seja, avalia o desempenho da empresa verificando se houve variação positiva ou negativa comparativamente aos demais períodos, enquanto a Análise Vertical, também chamada Análise de Estrutura, mede o percentual de cada item em relação ao todo ao qual pertence, mostrando a importancia de cada elemento em relação à demonstração, de forma que também possam ser feitas comparações entre períodos.

        A análises mencionadas permitem que sejam verificadas a evolução de montantes patrimoniais e de resultados, bem como identificar tendências  de comportamento nas finanças da entidade. O ideal é se utilizar de ambas as técnicas, realizando análise conjunta para os dois resultados. A Análise Horizontal auxilia na identificação do ritmo de evolução ou involução de cada elemento da demonstração, proporcionando uma visão mais clara sobre a situação da empresa, permitindo que o gestor tome decisões oriundas da observação desses dados. De forma prática sua utilidade é informar de forma isolada a alteração percentual de cada verba.

        A Análise Vertical, verifica em percentual a relação de cada conta em relação ao valor global do demonstrativo ou ao total do seu respectivo grupo. Em posse do conhecimento dos resultados de ambas análises, os responsáveis pela gestão da empresa poderão planejar o controle da empresa de forma técnica com base histórica, poderão se utilizar do conhecimento sobre os pontos fortes e fracos do desempenho operacional e financeiro para suas avaliações e tomadas de decisões para um crescimento planejado e bem estruturado.

        É de fundamental importancia que os gestores e investidores comparem os resultados das análises para que a empresa se beneficie de uma gestão financeira de resultados, identificando no caso da análise vertical a representatividade de cada conta e sua participação nos resultados e na análise horizontal a percepção da evolução dessas contas.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com