TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Atividade Financeira do Estado: Países nórdicos.

Por:   •  20/1/2017  •  Dissertação  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Centro de Ciências Sociais – CCSO

Disciplina: Direito Tributário

Profº Me. Fabiano Lopes

Aluno: Wylldson Ramonn Rabelo

Análise da Atividade Financeira do Estado: países nórdicos.

A composição da relação poder-dever tem início na sociedade que, definindo necessidades comuns, delega à entidade Estado responsabilidades sobre as necessidades públicas. Nesse sentido, a partir da criação do Estado, faz-se necessário a manutenção do mesmo por meio da tributação. Logo, ao passo que o Estado tem o poder de tributar, observamos a sua contra partida por meio da satisfação dos anseios da sociedade. Devemos destacar que a relação poder-dever varia conforme o modelo político-ideológico adotado pelo Estado, ou seja, depende de como se dará a relação de exercer domínio e controle em dada sociedade.

   Dessa forma, analisar a atividade financeira de determinado Estado nos direciona a descrever o modelo político-ideológico adotado por uma dada sociedade no decorrer do tempo. De acordo com o proposto, buscaremos analisar a atividade financeira da Austrália, Suécia e países nórdicos.

Há quem afirme que os países nórdicos são socialistas por conta dos elevados gastos públicos e cargas tributárias, no entanto, equivocam-se por ignorar a ampla liberdade econômica adotada nesses países. O Fraser Institute divulgou recentemente a Relatório do ano de 2016 do Índice de liberdade econômica do Mundo. A medição é realizada levando em consideração 5 áreas, a saber¹:

  1. Tamanho do Estado;
  2. Sistema jurídico e direito de propriedade;
  3. Solidez da política monetária;
  4. Liberdade de comércio internacional;
  5. Regulações de mercado.

Conforme as figuras abaixo notamos que os países nórdicos juntamente com a Austrália estão entre os que possuem maior liberdade econômica do mundo. Isso reflete diretamente o modelo político-ideológico adotado.


[pic 1]

Figura 1 - Início da Tabela - Sumário da Liberdade Econômica segundo relatório anual do Fraser Institute

[pic 2]

Figura 2 - Continuação da Tabela - Sumário da Liberdade Econômica segundo relatório anual do Fraser Institute

 Apesar de no decorrer de sua história, a Suécia ter adotado políticas crescentemente socialistas, não podemos afirmar que trata-se de um Estado que adota um modelo de política ideológica socialista. Tanto que por volta dos anos 80 e 90, o governo sueco adotou algumas medidas como cortar impostos e gastos assistencialistas, bem como abolir monopólios estatais. De modo correlato, associamos os demais países nórdicos a um modelo mais liberal, visto que, segundo o índice de Heritage, a Dinamarca, Austrália, Suécia, Finlândia, Islândia e Noruega possuem mais liberdade econômica que seus vizinhos europeus. Por fim, cabe aqui ressaltar que, ainda que nessas nações o Estado seja grande, a contra partida dada a sociedade acompanha a proporção dada ao Estado, ou seja, temos também um elevado IDH nesses países.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (285.8 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com