TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do contexto de negócios, matemática em contabilidade e finalidade de tomada de decisão dentro da empresa, aspectos legais dentro da empresa

Pesquisas Acadêmicas: Análise do contexto de negócios, matemática em contabilidade e finalidade de tomada de decisão dentro da empresa, aspectos legais dentro da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

CENÁRIO EMPRESARIAL

Introdução

Neste trabalho vamos ter como objetivo fazer uma analise do contexto empresarial, veremos a matemática na contabilidade e a finalidade para tomada de decisões dentro de uma empresa, aspectos legais dentro de uma empresa e a participação da contabilidade nas empresas.

1- A matemática a serviço das empresas:

A matemática e a contabilidade são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade, sempre caminham juntas para o desenvolvimento econômico social. A matemática e a contabilidade utilizam dados quantitativos expressos por números. Sendo assim o aparecimento dos números e da moeda foram fundamentais para a evolução e o desenvolvimento das ciências.

O profissional contador deve possuir conhecimentos avançados de matemática financeira organização, precisão, conhecimentos de leis tributarias e trabalhista e vontade de manter-se atualizado (em virtude da mudança rápida e constante de leis e tributo). A função do contador é gerar informações uteis e corretas para os usuários da contabilidade para a tomada de decisões. E na geração dessas informações os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a atuação do profissional. Qualquer relatório que seja apresentado envolve números ou percentuais, como cálculos para a geração da folha de pagamento dos funcionários, impostos, percentual de venda, orçamento de compras e planejamento p/ investimentos futuro, etc. E sem esse conhecimento da matemática seria bem complicado chegar a essas informações e acredito que não seria tão precisa.

2- Fatores ambientais das organizações:

É tudo que envolve a empresa e é tudo o que esta além das fronteiras ou limite da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre politicas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro.

Para podermos minimizar os impactos negativos cabe ao gestor planejar para se obter resultados internos e administra-lo de tal forma que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, desenvolver planos estratégicos e operacionais que ajudam a atingir os objetivos organizacionais acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando o sucesso.

3- Aspectos jurídicos do empresário:

As pessoas absolutamente incapazes ( exceto quando autorizadas judicialmente para continuação da empresa ):

• os menores de 16 anos

• os que , por enfermidade ou deficiência mental, não tiveram o necessário discernimento para a pratica desses atos

• os que, mesmo por causa transitória , não puderam exprimir sua vontade.

Já as pessoas relativamente incapazes (exceto quando autorizadas judicialmente para continuação da empresa):

• os maiores de 16 e menores de 18 anos

• os ébrios habituais, os viciados em tóxico, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido.

• os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo

• os pródigos ( gastadores compulsivos)

Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor da herança.

O art. 975, se o representante ou assistente do incapaz for pessoas que por disposição da lei, não puder exercer atividade de empresário, nomeara com aprovação do juiz, um ou mais gerentes.

O art 976, a prova da emancipação e da autorização do incapaz, nos casos do art. 974, e a de eventual revogação desta, serão inscritos ou averbados no Registro Publico de Empresas Mercantis.

Pessoas jurídicas constituem num conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade, capacitando-as a serem sujeitas de direitos e obrigações.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com