TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo TCC - ensino a distancia em contabilidade

Por:   •  30/3/2015  •  Monografia  •  8.384 Palavras (34 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 34

O ENSINO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM CONTABILIDADE: REALIDADE E AVANÇOS NO BRASIL

                                                                        

Daniel da Rocha Antunes ¹

Pedro Luiz de Castro ²

Resumo

O ensino á distância, no curso de ciências contábeis talvez seja o ensino a distancia mais antigo, pois em meados do século XVIII  já acontecia  na Suécia. Através da globalização e com o avanço da tecnologia, estão proporcionando o avanço da Educação a Distância (EAD) em todo o mundo. Em vários países, já se utiliza a forma de aprendizado on-line, independente do seu desenvolvimento cultural e econômico.

Este artigo tem por objetivo mostrar e informar aqueles que desejam conhecer a modalidade e a realidade do curso de graduação a distância em ciências contábeis no Brasil, que na atualidade mostra-se como uma grande oportunidade para as pessoas que não possuem tempo disponível e desejam ingressar no ensino superior, demonstrar as vantagens e desvantagens, normas que regulamentam esta modalidade de ensino, recursos utilizados no ensinamento dos alunos e ministrados pelos docentes, bem como os procedimentos de avaliação do curso em contabilidade,  ingresso de novos estudantes, ofertas de vagas e carga horária do curso.

Palavras-Chave: Realidade; Ensino de Graduação à Distancia; Contabilidade

Abstract

The distance learning course in accounting sciences is perhaps the oldest distance learning since the mid-eighteenth century was already the case in Sweden. Through globalization and the advancement of technology, are providing the advancement of Distance Education (EAD) worldwide. In several countries, already uses the form of online learning, regardless of their cultural and economic development.

This article aims to show and inform those who wish to know the sport and the reality of the distance degree course in accounting in Brazil, which now shows up as a great opportunity for people who do not have time available and want to join in higher education, demonstrate the advantages and disadvantages, regulations governing this mode of teaching, resources used in the teaching of students and taught by teachers and assessment procedures of the course in accounting, admission of new students, offers and vacancies load time course.

Keywords: Reality; Graduate Education for Distance; accounting

1 - Introdução

Educação a Distância (EaD) pode ser entendido como uma modalidade de ensino em que os professores e os alunos não se encontram num mesmo espaço físico, realizando, assim, construção de conhecimento por meio do uso da tecnologia (MORAN, 2002). Esse método de ensino é utilizado via correio, rádio, televisão, telefone, entre outros, sendo que o meio mais evidenciado atualmente é a internet.

Há apontamentos de sua utilização no Brasil, desde 1940 na Marinha e Exército Brasileiro que empregavam o ensino por correspondência. Também por volta desse período, mais precisamente em 1941 foi fundado o Instituto Universal Brasileiro, considerado um dos pioneiros na utilização do ensino por correspondência no Brasil. Entre os anos 70 e 90 o ensino por televisão e rádio foi amplamente utilizado, inclusive por esferas governamentais nos projetos de alfabetização e ensino fundamental. Nessa mesma época alguns centros de ensino (Cefet, SENAI, UnB) aplicam a educação à distância em projetos de atualização de professores. (SARAIVA, 1996).

Com o advento da internet esta modalidade de ensino teve sua expansão acelerada devido à flexibilidade de tempo, comunicação dinâmica, ampliação do acesso, entre outros fatores. (ABREU, et.al, 2003). Segundo Moran (1997, p.1) “A Internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão”. Com a utilização dessa tecnologia o EaD atualmente contempla uma extensa lista de cursos ofertados, sejam eles em nível de graduação, especialização, técnicos, de formação complementar, etc.

A educação na modalidade a distância está sendo uma dos principais instrumentos de apoio a educação e a possibilidade no avanço social das pessoas. As tecnologias colocadas à disposição deste método de aprendizagem cresceram rapidamente, deste os tempos do material entregue pelo correio de ensino profissional, passando pelos telecursos até o desenvolvimento da tecnologia como satélite e internet.

Nos dias de hoje, a internet vem funcionando como instrumento de mediação para o ensino à distância, sendo muito utilizada, pois este atrativo aliado a tecnologia proporciona, coma utilização de Chats em vídeo, textos de voz, fóruns com discussões, dispõe de uma maior interatividade e facilidade de aprender. O desenvolvimento do ensino na modalidade a distância representa um dos mais importantes desafios para a educação na atualidade, pois se trata de um espaço relativamente novo de ensinar e aprender.

Os conceitos de tempo e espaço são agora entendidos sob uma lógica não temporal e não geográfica. A informação está em toda parte e pode ser obtida a qualquer hora, em decorrência das novas tecnologias, que modificaram também as relações de aprendizagem, possibilitando o ensinamento da Educação a Distância (EaD).

O ensino a distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial do ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes (ARETIO, apud Ibánez, 1996, p. 10).

No Brasil, a EaD surge como possibilidade de difusão e de democratização da educação de qualidade e como uma das melhores opções para a inclusão social e para a melhoria quantitativa e qualitativa do processo educacional; tudo isso face à limitação do sistema educativo convencional, também denominado de tradicional e de presencial, de responder às demandas pleiteadas pela evolução da sociedade e dos processos de comunicação. Assim é que, as limitadas oportunidades de acesso ao ensino superior, por exemplo, não se enquadram num cenário de instabilidade e mutação dos mercados de trabalho, a ponto de clamar por novas fórmulas, a fim de se atingir cidadania, desenvolvimento e justiça social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.6 Kb)   pdf (273.8 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com