TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Ensino da Contabilidade no Brasil

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha Critica

CONTABILIDADE

Na evolução da contabilidade vária correntes de pensamento dentro do contexto econômico e social do próprio tempo foram se desenvolvendo e ampliando-se, destacando-se várias linhas de pensamento, entre as quais se destacam o Contismo, cujo foco ermo as contas; o Personalismo, as contas personificadas; o Controlismo, o controle; o Aziendalismo, as aziendas, a partir do patrimonialismo.

A contabilidade estuda as transformações da riqueza patrimonial, observando como esta se comporta, mas também observa como ocorrem os demais fenômenos que favorecem as transformações, pois com isso ela torna-se capaz de proporcionar ricos resultados da sua ação, principalmente no campo da decisão gerencial, propiciando as organizações alavancar seus projetos institucionais através do bom conhecimento de sua estrutura patrimonial.

Objetivamente falando, Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica, servindo como ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio de uma entidade e, principalmente, para a prestação de contas entre os sócios e demais usuários, entre os quais se destacam as autoridades responsáveis por arrecadação dos.

Neste sentido, a contabilidade é um sistema de informações e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira física e de produtividade, decorrentes dos fatos e atos jurídicos praticados pela empresa.

Algumas definições demonstradas por alguns escritores da Contabilidade, conforme apresento abaixo:

Para Franco (1997, p. 21) a Contabilidade:

É a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômicas decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

Segundo Orrú, (1990, p. 12), "a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades".

Jacinto, (1990, p. 26) conceitua a "Contabilidade como o estudo do patrimônio, suas variações, pelos efeitos das atividades desenvolvidas pela empresa".

Logo, a contabilidade visa estudar as transformações da riqueza patrimonial, observando como essa se comporta, mas também observa como ocorrem os demais fenômenos que favorecem suas transformações, propiciando assim ricos resultados da sua ação mediante múltiplas possibilidades de intervenção, principalmente no campo da decisão gerencial, propiciando as organizações alavancar seus projetos institucionais através do bom conhecimento de sua estrutura patrimonial. Podemos então afirmar que a Contabilidade é uma ciência que visa estudar, controlar e revelar o real estado do patrimônio.

O objeto da contabilidade é o estudo do patrimônio que determina o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencendo a uma ou mais pessoas, em seus aspectos estático e dinâmico, qualitativo e quantitativo para mostrar como está na intenção de proprocionar intervenção no mesmo.

A Contabilidade para estudar o patrimônio conta com os seus princípios, no Brasil, são em número de sete regulamentados pela Resolução 750 de 29 de dezembro de 1993 do Conselho Federal de Contabilidade. Os princípios são: o princípio da Entidade; o da Continuidade; o da Oportunidade; o do Registro pelo Valor Original; o da Atualização Monetária; o da Competência e o da Prudência.

Os princípios da ciência contábil são usados para todos os tipos de patrimônio, sejam eles independentemente das entidades a que pertencem às finalidades para as quais é usada, a forma jurídica da qual estão revestidos, sua localização, expressividade e quaisquer outros qualificativos, desde que gozem da condição de autonomia aos demais patrimônios existentes.

A Contabilidade tem como objeto o campo de aplicação, ou seja, o patrimônio das entidades econômico administrativas. Como patrimônio, entende-se o conjunto de bens, direitos e obrigações das entidades A finalidade científica da Contabilidade manifesta-se na correta apresentação do patrimônio e na preocupação e análise das causas das suas mutações.

Está é uma visão científica, porém existe uma visão adotada por muitos estudiosos da Contabilidade, de que a aplicação da Contabilidade busca prover informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, compreendendo registros, demonstrações, análises, diagnósticos, pareceres, tabelas, planilhas e outros.

Seu objetivo é fornecer informações legítimas e oportunas sobre o patrimônio, e sobre o resultado da entidade aos diversos usuários da informação contábil, propiciando condições para que a administração possa tomar decisões mais racionais para preservação, ampliação do patrimônio e conseqüente continuidade da entidade.

Hendriksen e Breda (1999, p. 89 e 93) destacam como o principal, entre os objetivos da contabilidade, o da divulgação de informações financeiras para apoiar os investidores, credores e outros usuários na tomada de decisões financeiras, ajudando-os a predizer os fluxos de caixa da empresa.

Diante do exposto evidencia-se que, a Contabilidade possui as seguintes funções: Função Administrativa: verificar a situação estática e dinâmica do Patrimônio. A situação estática verifica-se num determinado momento (balanço). A situação dinâmica verifica as mutações qualitativas e quantitativas do Patrimônio.

• Função econômica: apurar os resultados.

Com o desenvolvimento capitalista e o fortalecimento do mercado acionário, a contabilidade tornou-se importante para sociedade.

Nas últimas décadas, o mundo e sua economía estão passando por um processo de mudança violenta, que vem alterando a visão do que é público ou privado, mudando o modo de se avaliar produção e redefinindo completamente o conceito de propriedade e riqueza.

De forma ampla, a escrituração contábil é a técnica de registro das operações envolve recursos financeiros, bens, direitos e obrigações, materializada através da execução dos serviços de escrituração de todos os livros e produção dos demonstrativos e relatórios contábeis vinculados à movimentação financeira no campo fiscal e contábil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com