TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções Autuarias

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        HISTÓRIA DO SEGURO        

2.1.        No mundo        

2.2.        No Brasil        

3.        SEGUROS        

3.1.        Como surgiu o seguro no Brasil?        

3.2.        Quais os elementos e definição de seguro?        

3.3.        Qual o objetivo de se fazer um seguro?        

4.        QUADRO        

5.        CO-SEGURO        

6.        RESSEGURO        

7.        RETROCESSÃO        

8.        FRAUDE        

9.        SEGURO E LUCROS CESSANTES        

10.        PREVIDÊNCIA PRIVADA / PGBL E VGBL        

11.        CONCLUSÃO        

12.        REFERENCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

Este Trabalho nós apresentaremos a história e a importância do seguro no mundo e no brasil,. Ainda mostrará o surgimento do seguro no Brasil, elementos básicos como risco, responsabilidade e sinistro os elementos técnicos mutualismo, cálculo atuarial e limite de responsabilidade e suas definições e o objetivo de fazer um seguro. Trazendo um quadro explicativo com definições de cosseguro, resseguro, retrocessão e fraude. Abordaremos conceito de Seguro e Lucros Cessantes e Previdência Privada/PGBL e VGBL.

  1. HISTÓRIA DO SEGURO
  1. No mundo

Já na pré-história, o homem sentiu necessidade de se proteger, seja das intempéries, seja dos animais, seja de outros humanos. Para tanto, passou a não viver mais isolado, passando se integrar em grupos, aumentando com isso a sua chance de sobrevivência. Buscando minimizar suas perdas, o homem, insere seu primeiro seguro, no código criado por Hamurabi (1728-1686 a.C), famoso Imperador da Babilônia. Esse código, que contemplava leis civis, encarregava de dar um novo barco aos comerciantes que perdiam o seu em consequência das tempestades, e um novo burro aos comerciantes que tivessem perdido o seu. Mais tarde, no século IX, A.C., na Grécia antiga foram criadas as Leis de Rodes, estabelecendo as bases do processo de avaria grossa, pois repartiam os prejuízos entre os donos da embarcação e os da carga. O Império Romano não passou despercebido, tendo como maior contribuição à organização de sociedades funerárias (collegia tenuiorum) organizavam os serviços funerários e de beneficência, assemelhados aos montepios, atualmente. O primeiro contrato do seguro foi descoberto em 1347 e, em 1370, o primeiro cosseguro, ambos em Gênova. Em 1484, com a chamada ordenação dos magistrados de Barcelona, que promoveu numerosas regulamentações no tocante ao seguro em toda a Europa. Ainda no século XV foi criado, na França, um conjunto de normas sobre seguro marítimo, conhecido como Guidon de la mer, as primeiras sociedades de socorros mútuos. Em 1728, é criada na Inglaterra, a primeira seguradora (Sun Fire Office) atuante no ramo de incêndio. Em 1755, é publicado cálculos sobre preços de um seguro de vida inteira, e introduziu o conceito de provisão matemática.

  1. No Brasil

Com a abertura econômica, foi criada em 1808, a primeira companhia seguradora, chamada Boa-Fé. Em 1850 o código comercial foi promulgado, estabelecendo direitos e deveres entre as partes contratantes, limitado ao seguro marítimo. Em 1916 com a promulgação do código civil, os seguros terrestres passaram a ter uma regulamentação especifica. Na segunda metade do século XIX, com o processo de industrialização e urbanização provenientes da cultura cafeeira, promovendo a expansão do mercado segurador nacional e despertando o interesse das seguradoras estrangeiras. O primeiro sindicato dos corretores de seguros e o primeiro sindicato das seguradoras foram criados, respectivamente, em 1932 e 1933, no Rio de Janeiro. A profissão de corretor de seguros só foi regulamentada em 1964 pela Lei nº 4.594.

Em 1966, é criado o conselho Nacional de Seguros Privados e a Superintendência de Seguros Privados, responsável pelo controle e pela fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Em 1951, é fundada, no Rio de Janeiro a FENASEG.

  1. SEGUROS

  1. Como surgiu o seguro no Brasil?

O seguro no Brasil desenvolveu-se com a vinda da Família Real Portuguesa e a abertura dos portos, em 1808, que intensificaram a navegação. A primeira empresa seguradora do país, a Companhia de Seguros Boa-Fé, surgiu com objetivo operar no seguro marítimo. Neste período, a atividade seguradora era regulada pelas leis portuguesas. Somente em 1850, com a promulgação do "Código Comercial Brasileiro" é que o seguro marítimo foi pela primeira vez estudado e regulado em todos os seus aspectos. O advento do "Código Comercial Brasileiro" foi de fundamental importância para o desenvolvimento do seguro no Brasil, incentivando o aparecimento de inúmeras seguradoras, que passaram a operar não só com o seguro marítimo, expressamente previsto na legislação, mas, também, com o seguro terrestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com