TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Teoria da Contabilidade

Por:   •  10/4/2017  •  Seminário  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

1ª ATIVIDADE AVALIATIVA – A Evolução da Contabilidade

1ª Questão: A Contabilidade é uma área da ciência social, integralmente associada à administração e a economia que juntos têm o patrimônio como objetivo. Gerenciar esse patrimônio envolve o estudo de um conjunto de pessoas dentro de uma sociedade, por isso, passa a ser uma ciência social cujo seu desenvolvimento relaciona-se com mudanças na sociedade. É uma ciência que estuda as finanças de uma ou varias empresas e instituições por meio de registro que informará aos contratantes, como está funcionando a gestão do patrimônio e seus subsídios acerca das diretrizes desejadas para as empresas. Podemos dizer também que, é uma ciência que envolve um ambiente mutável, que necessita de tomada de decisões coerentes.

2ª Questão: A Contabilidade já exista em função da necessidade de controlar, medir e preservar o patrimônio familiar e, até mesmo, em função de trocar bens para maior satisfação das pessoas. Somente em torno do século XV, isto é, praticamente após 5.500 anos é que a Contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase lógica-racional ou até mesmo a faze pré-científicada Contabilidade.

3ª Questão: Foi ele quem escreveu o método das partidas dobradas. Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.

4ª Questão: Enquanto declinavam as escolas européias, floresciam as escolas norte-americanas com suas teorias e práticas contábeis, favorecidas não apenas pelo apoio de uma ampla estrutura econômica e política, mas também pela pesquisa e trabalho sério dos órgãos associativos. O surgimento do American Institut of Certield Public Accountants foi de extrema importância no desenvolvimento da Contabilidade e dos princípios contábeis; várias associações empreenderam muitos esforços e grandes somas em pesquisas nos Estados Unidos. Havia uma total integração entre acadêmicos e os já profissionais da Contabilidade, o que não ocorreu com as escolas européias, onde as universidades foram decrescendo em nível, em importância. A criação de grandes empresas, como as multinacionais ou transnacionais, por exemplo, que requerem grandes capitais, de muitos acionistas, foi a causa primeira do estabelecimento das teorias e práticas contábeis, que permitissem correta interpretação das informações, por qualquer acionista ou outro interessado, em qualquer parte do mundo.

5ª Questão: Na Idade Moderna, em torno dos séculos XIV a XVI, principalmente no Renascimento, diversos acontecimentos no mundo das artes, na economia, nas nações proporcionaram um impulso espetacular das Ciências Contábeis, sobretudo na Itália. Em torno desse período tivemos , sem a preocupação de ordem cronológica, Copérnico, Galileu e Newton, revolucionando a visão da humanidade, aperfeiçoamento da Imprensa por Gutemberg, o surgimento da moeda, Colombo iniciando as grandes descobertas, o mercantilismo, o surgimento da burguesia,a invenção da máquina a vapor, que deu impulso à Revolução Industrial, o protestantismo , a descoberta de diversos campos de conhecimento , são marcos da nossa história que fizeram desencadear o desenvolvimento da ciência contábil.

6ª Questão: Até 1994, o Brasil sofria com altos índices de inflação (período hiperinflacionário) e, como consequência, a moeda brasileira sofria com a imensa desvalorização. Essas altas taxas de inflação impactavam diretamente nas demonstrações financeiras e poderiam levar a decisões bastante equivocadas, influenciando no processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com