TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Teoria Do Conhecimento

Ensaios: Atividade Teoria Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 2

• Atividade

1) Com base na leitura da Seção 1 (Uma definição de Ciência) do capítulo Ciência, Tecnologia e Arte, destaque três características da ciência e diga por que as considera mais importantes. Depois responda e justifique se as mesmas (características) são capazes de resumir a idéia de ciência

R: Factual, porque é através da ciência que temos explicações sobre determinados acontecimentos disponíveis em nossa realidade, tanto nos fenômenos humanos que são de pesquisar determinadas doenças e também doenças desconhecidas para medicina. Preditivo,porque através deste conhecimento cientifico é possível que haja uma prevenção contra os fenômenos naturais que possa vir acontecer evitando grandes catástrofes.Comunicável porque como são feitos vários testes,investigações sobre determinado assunto, este não pode ser restrito apenas no mundo científico.Deve-se fazer a todos cientes sobre as pesquisas e conclusões.Pois se isto nos trará retorno positivo,porque deixar sem que saibamos.Mas de acordo com o tema ‘’uma definição de ciência’ não tem com se resumir apenas nestas três características pois se tratando de ciência ela já está presente em muitos outros fatores como por ex:nos aspectos culturais, filosóficos entre outros.

2) Por que o diálogo entre tecnologia, ciência e arte não pode ser separado do contexto social, político e ideológico que nos rodeia? Qual o risco que se pode correr uma vez isoladas do mundo em que vivemos?

R: Não podem ser separados do contexto social político e ideológico porque os três têm influencia um com o outro,pois a ciência e a tecnologia tem influenciado em todas as áreas de nossa vida A ciência com tentativa de compreender como e porque um determinado fenômeno acontece , a tecnologia sobre o processo de investigar e fazer as coisas e arte como manifestações artísticas do ser humano.O risco que se pode correr sem estes conhecimentos específicos e de vivermos alienados sem evolução das pessoas e do mundo se tornando um verdadeiro caus.,presos sem saber o que fazer e com o agir.

3) Qual relação que se pode estabelecer entre a ciência factual e a formal? Elas não se complementam ou podem estabelecer diálogo entre as mesmas (ciências)? Discorra sobre este assunto.

R:Pode-se estabelecer uma relação de classificação,onde cada ciência é unida ou separada de acordo com cada área.dependendo do objeto de estudo é difícil estabelecer uma comunicação entre elas.l

4) Destaque três características marcantes para cada época histórica da ciência (Grega, Moderna e Contemporânea) e depois confronte-as comentando de modo a estabelecer diferenças significativas entre as mesmas.

R:Grega:ciência ligada a filosofia

-conhecimento racional e não mitológico

-geocêntrismo(terra como centro da terra)

Moderna: revolução científica :ciência definida como conhecimento racional dedutivo e demonstrativo

-concepção empirista:tinha na experiência o parâmetro de aprendizado.

Contemporânea:rupturas epistemológicas

-a teoria não será mais aceita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com