TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Sobre Controladoria e Contabilidade

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  3.994 Visualizações

Página 1 de 4

Mestrando: Ivan Rafael Defaveri

Atividades específicas

  1. Identifique:
  1. argumentos para justificar que Controladoria e Contabilidade são a mesma ciência;

Uma forma de indicar que ambas são a mesma ciência é o fato de que, tanto a Controladoria quanto a Contabilidade, tem como foco o controle econômico das organizações (PADOVEZE, 2016). Ambas as ciências tem um objetivo em comum, que é o controle econômico das empresas com o intuito de conduzir os gestores a um processo de tomada de decisão adequado, dessa forma, ao convergirem para um mesmo objetivo, pode-se constatar que são a mesma ciência, apenas com formas de aplicação distintas.

  1. argumentos para justificar que são ciências distintas.

De acordo com Padoveze (2016) o que identifica a Controladoria e a Contabilidade como ciências distintas é o fato de que, apesar de a Controladoria utilizar de grande ferramental contábil, também se vale de princípios e técnicas de diversas outras ciências, como a Administração, Economia, Psicologia e Estatística. Dessa forma, a Controladoria pode ser tida como uma ciência interdisciplinar autônoma, que apesar de estar relacionada com a Contabilidade, está desvinculada desta enquanto ciência.

Faça e justifique a sua visão específica, entre as duas possibilidades apresentadas.

  1. Conceitue com base na literatura sobre controles o que vem a ser controle econômico.

O controle econômico é o estudo de eventos passados, presentes e futuros dentro da organização, baseados nos resultados, com o intuito de gerar valor para a empresa, gerando rentabilidade e lucro (PADOVEZE, 2016).

  1. O arcabouço da Contabilidade Financeira é suficiente para o processo de gestão empresarial? Porque? Quais seriam seus pontos fortes e seus pontos fracos?

Não. Para gerir de forma adequada uma empresa, apenas a visão financeira não supre as necessidades dos gestores, sendo necessária uma visão gerencial, complementando a geração de informações para a tomada de decisão.

Como pontos fortes da Contabilidade Financeira para a gestão empresarial, pode-se citar o fato de ser mais objetiva, verificável e precisa, utilizando-se de um modelo sistematizado de controle que proporciona relatórios completos e consistentes.

Já como pontos fracos, pode-se mencionar o fato de não se valer de previsões e análises correntes e futuras, mas apenas de eventos passados, limitando a gestão a uma orientação histórica baseada em custos.

  1. Quais são os pontos principais que diferenciam a Contabilidade Financeira e a Contabilidade gerencial. Justifique.

A primeira e mais básica diferença entre a Contabilidade Financeira e a Gerencial reside no fato de que a primeira é voltada sobretudo à geração de informações para usuários externos, enquanto a segunda se concentra em gerar informações para os usuários internos da organização (FREZATTI; AGUIAR; GUERREIRO, 2007). Outro ponto de diferença entre as duas esferas da Contabilidade ressaltados por Frezatti, Aguiar e Guerreiro (2007) é a utilização de sistemas de informação. Enquanto na Contabilidade Financeira as partidas dobradas devem ser utilizadas compulsoriamente, na Gerencial os sistemas são mais flexíveis, não necessitando de contrapartidas nos lançamentos. Os autores também ressaltam que a Contabilidade Financeira está atrelada a regulamentações estatais e do fisco enquanto a Contabilidade Gerencial não tem qualquer restrição legal, com cada empresa atuando de acordo com seu regulamento próprio. Outros pontos elencados por Frezatti, Aguiar e Guerreiro (2007) são a unidade de mensuração utilizada, o foco da análise, o horizonte temporal e a frequência de emissão de demonstrações, o grau de confiabilidade, a exigência de órgãos reguladores e a exigência de profissional especializado. Dentre as causas elencadas para essas diferenças, uma das mais significantes é a relação entre subjetividade e objetividade dos demonstrativos. Enquanto a Contabilidade Financeira, por atender a regulamentações legais, e com o intuito de padronizar informações para os usuários externos, é uma ciência mais objetiva, a Contabilidade Gerencial, visando atender as necessidades intrínsecas da organização assume postura de maior subjetividade, isso acaba por exigir a necessidade de duas Contabilidades simultâneas dentro da organização, para atender as demandas especificas dos usuários internos e externos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com