TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades práticas supervisionadas administração financeira

Seminário: Atividades práticas supervisionadas administração financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Hugo Leonardo Nascimento Maciel RA 291785

Anderson Chaves da Silva RA 264780

Maviael Ribeiro Pereira Junior RA 291984

Caruaru – PE

Junho de 2013

Administração Financeira

A literatura sugerida para esta etapa propõe um estudo que parte dos objetivos das organizações no ambiente empresarial em que estão inseridas, utilizando atividades de investimento e financiamento que são planejadas, controladas e analisadas por administradores financeiros, que têm também por obrigação uma participação ativa na tomada de decisão a cerca destas atividades diante de sua visão holística da organização. Também é assunto importante neste processo, o entendimento do regime de caixa e competência, que segundo nossos entendimentos e também dos autores são complementares entre si.

Qual o é objetivo de uma empresa?

Tendo em vista o risco assumido pelos sócios acionistas ou cotistas, quando injetam capital em uma empresa, seja ela enquadrada em qualquer um dos tipos possíveis, uma empresa deve, através de seus gestores, sempre procurar um excedente financeiro que possibilite o cumprimento de suas obrigações sociais por meio de geração e pagamento de impostos, remuneração adequada aos seus colaboradores, pagamento de dividendos.

Atingir e manter altos níveis de qualidade dos serviços prestados e exceder as expectativas dos clientes.

Quais as funções do administrador financeiro?

A administração financeira de uma empresa é exercida por pessoas ou grupo de pessoas que podem ter diferentes denominações, como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro, controle e gerente financeiro.

As atividades de operações existem em função do negócio da empresa e não é da competência do administrador financeiro determinar como elas devem ser conduzidas. Entretanto, com os seus conhecimentos técnicos e visão global do negócio, ele pode contribuir decisivamente quanto à melhor forma de conduzir as atividades operacionais.

Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção do lucro. As funções do administrador financeiro de uma empresa são:

• Análise planejamento e controle financeiro consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações.

• As decisões de investimento dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicações em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis a longo prazo e ativos permanentes) , considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.

• As decisões de financiamento são tomadas para captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazo e a estrutura de capital.

Qual a diferença entre o regime de Competência e o regime de Caixa?

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.

Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.

Isto permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos). É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.

Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

Este método é frequentemente usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas. Isto é devido ao fato de que o objetivo principal da contabilidade governamental é identificar os propósitos e fins para os quais se tenham recebido e utilizados os recursos, e para manter o controle orçamentário da citada atividade.

Explicar as atividades de financiamento e investimento para a administração financeira?

Para a administração financeira as atividades de investimento são entendidas como sendo aplicação de recursos correntes em caráter temporário, ou permanente, com a intenção de colaborar com as atividades operacionais da organização. Normalmente são classificadas em contas patrimoniais do ativo em investimentos temporários ou ativo permanente. Como exemplo podemos tomar as compras de máquinas e equipamentos, aplicações financeiras, móveis e utensílios, frota de veículos, entre outras.

Já atividade de financiamento é entendida como obtenção de recursos de capital para que os investimentos sejam viabilizados, ou seja, abertura de ações e emissões de debêntures no mercado de capital, empréstimos bancários, aumento do capital social. Os financiamentos são contabilizados normalmente em contas patrimoniais do passivo e patrimônio líquido.

Métodos de tributação do Imposto de Renda e o valor do dinheiro no tempo

Tipos de negócios e métodos de tributação

Atualmente, encontramos três tipos de negócios, são eles: firma individual, sociedade por cotas e sociedade por ações. A primeira é a forma empresarial mais antiga e pertence a somente uma pessoa. No início de 2012 ela deixou de adotar a característica de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com