TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Evolução da Contabilidade

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 8

Evolução da Contabilidade

Antigamente o homem não tinha contato com números, escrita nem nada, ele usava outras formas para ter informações sobre quantidade, dias e meses do ano, etc. Por exemplo, um criador de ovelhas separava uma pedrinha para cada ovelha... Depois de um ano, ele fazia o mesmo procedimento para verificar se tinha menos ou mais ovelhas.

A contabilidade foi introduzida na vida das pessoas desde o inicio da civilização, quando eles avaliavam suas riquezas, alguns anos antes de cisto, conforme apresenta na própria bíblia.
mesmo com as evidencias da contabilidade desde o inicio da civilização, seu desenvolvimento foi muito lento.

Ao contrario do que a maioria pensa a contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social, já que a ação humana modifica os fenômenos patrimoniais.

A cada dia que passa, a contabilidade vem se tornando cada dia mais importante no desenvolvimento econômico. A profissão de um contador é muito mais valorizada. Na época do renascimento, as ciências contábeis teve um impulso espetacular.

Tudo o que fazemos nessa vida tem métodos quantitativos. Por exemplo, quando olhamos as horas no relógio, quantas fatias de pão nós comemos, velocidade do carro, volume do radio, etc.

O desenvolvimento contábil acompanha o desenvolvimento econômico, e o surgimento das grandes Corporations constitui um campo fértil para o avanço das teorias e praticas contábil.

Outro fator que impulsionou os desenvolvimentos da contabilidade foi à invenção da escrita e o aparecimento da moeda, que era usado como base de troca.

A partir do sec. XIX, depois de obras de escritores renomados, a contabilidade recebe uma nova roupagem cientifica. Ela passa por uma fase de grande progresso, e esse campo se transforma em algo de interesse para a melhor administração das entidades.

O ambiente competitivo das empresas de hoje, vem colocando aos contadores desafios e oportunidades de desenvolvimento de mercado.

Objetivos da Contabilidade e das Demonstrações Contábeis

A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

Cada usuário precisa de um tipo de informação que existe na demonstração contábil, sendo esses usuários: Investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governo e suas agências e o público. Todos eles usam a demonstração contábil para satisfazer algumas das suas necessidades de informação, sendo que algumas informações servem não apenas para um usuário e sim também de interesse para vários outros.

A Demonstração contábil tem como objetivo fornecer informações sobre posição patrimonial e financeira, desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade e que sejam úteis para um grande número de usuários.

São Obrigatoriamente quatro características qualitativas nas demonstrações contábeis, são elas:

  1. Compreensibilidade que é essencial para maior entendimento de usuário, facilitando até para os com pouco conhecimento.
  2. Relevância é praticamente a influência de uma informação contábil na tomada de decisões, podendo influenciar nas decisões econômicas dos usuários, ajudando a avaliar, impactos passados, presentes e futuros, confirmando ou corrigindo avaliações passadas.
  3. Confiabilidade exige que a informação seja sempre apresentada de forma apropriada, mostrando adequadamente o que se pretende evidenciar. Também é necessário que observem a neutralidade e prudência e a integridade da informação
  4. Comparabilidade permite uma melhor visão da evolução da entidade sendo medida com critérios e princípios ao longo do tempo, mas sem que isso leve a não evolução das práticas contábeis.

Elementos de demonstração contábil

  • Ativos – Recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do futuro que se espera com benefícios econômicos.
  • Passivos – Uma obrigação derivada de eventos passados, que se espera gerar benefícios com a saída de recursos.
  • Patrimônio Liquido – Valor residual dos ativos depois de deduzidos todos os seus passivos. Basicamente o total dos investimentos dos proprietários no negócio.
  • Receitas – Aumento de benefícios econômicos durante o período contábil, como forma de entrada ou aumento de ativos e diminuição de passivos que resultam no aumento de patrimônio liquido e que não seja vinda dos proprietários. Resumidamente, pode ser como as vendas da empresa.
  • Despesas – São saídas ou redução de ativos ou incrementos em passivos.

Mensuração dos elementos e conceitos de capital e manutenção de capital

 Mensuração é o processo que consiste em determinar valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos no balanço patrimonial e na demonstração de resultado. Existem vários tipos de processos, mas o mais usado é o custo histórico. Geralmente as entidades adotam um conceito de capital na preparação das suas demonstrações financeiras. No entanto, financeiro de capital, como dinheiro investido ou poder de compra investido, o capital é sinal de ativos líquido ou de capital próprio da entidade. Quando o relevante é a manutenção de capital físico, o lucro só é obtido se a capacidade física produtiva da entidade exceder no fim do período, a capacidade física produtiva do inicio do período.

Introdução aos relatórios contábeis

Relatório contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade. Ele objetiva relatar as pessoas que utilizam os dados contábeis os principais fatos registrados por aquele setor em determinado período.

Os relatórios obrigatórios são aqueles exibidos são exigidos por lei, sendo conhecidos como demonstrações financeiras.

Os relatórios contábeis não obrigatórios, evidentemente, são aqueles não exigidos por lei, o que não significa que são menos importantes. Há relatórios não obrigatórios imprescindíveis para a administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com