TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps estrutura e analise das demonstrações financeiras

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Apresentaremos nesse trabalho o que nos leva a analisar e tomar conclusões a partir das diversas técnicas que nos permite avaliar a empresa Natura Cosméticos, principalmente a sua rentabilidade.

Observamos através de estudos que as técnicas de analise nos permite avaliar com mais precisão o que de fato se pode tomar como estratégia dentro da empresa, gerando dessa forma uma maior precisão de fatos.

Nessas duas etapas avaliaremos as diferenças dos anos de 2012 e 2013 da Natura Cosméticos.

ETAPA 1

PASSO 01 e 02:

Estrutura das demonstrações financeiras

Estrutura do ativo

O ativo representa os bens e diretos que a empresa possui. Sendo dividido em três grupos, cada grupo define prazos diferentes para a realização de cada ativo. Realizar um ativo significa transformá-lo em dinheiro.

* Circulante é o ativo que a empresa recebe no prazo máximo de 12 meses a partir da data do balanço. Principais contas: caixa e banco, aplicação financeira, duplicatas a receber e estoque, etc.

* Realizável em longo prazo é o ativo que será recebido ou realizado após um ano. Principais contas: crédito de coligadas/controladas.

* Permanente são ativos de utilização nas atividades da empresa, cuja realização é lenta e demorada. A principio não estão disponíveis para vendas. Principais contas: investimentos em coligadas e controladas, etc.

As aplicações e usos dos recursos são representados pelo ativo. Geralmente, temos ativos quando aplicamos recursos em sua compra. A analise do ativo deve ser feita destacando quando há recursos a curto prazo e quanto ao longo prazo. O ativo em curto prazo se conta mais importante, tendo, geralmente, maior liquidez e sendo utilizado como garantia do pagamento das despesas e dividas.

Estrutura do passivo

O passivo representa as dívidas e obrigações da empresa. Sendo dividido também em três grupos, cada grupo define prazos diferentes para o pagamento das dividas. São eles:

* Circulante: é dividas que a empresa deve pagar no prazo máximo de um ano a partir da data do balanço. Principais contas: fornecedores, salários e encargos, impostos a pagar, etc.

* Exigível a longo prazo: são as dividas que a empresa deve pagar a partir de um ano. Principais contas: financiamentos, impostos parcelados, etc.

* Patrimônio liquido: são recursos que são de propriedade do sócio e permanecerá na empresa para seu uso próprio. Principais contas: capital social, reserva de capital, reserva de lucros, etc.

Podemos identificar no balanço como a empresa está financiando seus ativos e qual o volume total desses recursos. Através das fontes:

Recursos de terceiros => Passivo circulante e exigível longo prazo.

Recursos próprios => Capital integralizados pelos sócios e lucros.

A ligação entre Recursos Próprios e de Terceiros é o que define o quanto a empresa depende de terceiros. Quanto maior o volume dos recursos de terceiros representa maior risco financeiro, porque a empresa passa a trabalhar mais com recursos de outros que com seus próprios recursos.

ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

Ao contrário do ativo e do passivo que mostram os saldos de cada conta, a demonstração de resultados mostra a soma dos valores do período. A demonstração de resultados é feita com o intuito de apontar os lucros ou prejuízos, para isso basta somar as receitas e diminuir as despesas ou custos.

A demonstração de resultado apresenta:

* Receita são fontes de recursos.

Fontes de recursos: receita de vendas, receita financeira, etc.

* Despesas e custos são aplicações de recursos.

Aplicações de recursos: custo dos produtos vendidos, despesas operacionais, etc.

A informação mais importante da demonstração é o resultado final. Quanto mais a empresa obtém lucro, maior é considerada sua capacidade de investir em seus ativos, utilizando seus próprios recursos.

CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE

CAPITAL DE GIRO

É o ativo circulante, com um fluxo constante de recursos utilizados para a aquisição de estoque, financiamento de vendas aos clientes e em casos de sobras utilizadas em aplicações financeiras temporárias. Esse recurso é utilizado para a empresa manter sua situação de liquidez. Pois eles são utilizados para o pagamento de dividas, assim mantendo o fluxo de capital de terceiros na empresa.

CAPITAL DE TERCEIROS

São as dividas de curto e longo prazo mostradas no passivo (circulante exigível). Os recursos de terceiros se originam de duas maneiras:

* Recursos Naturais ou Operacionais: são aqueles provenientes da sua atividade normal e operacional da empresa como, por exemplo, os fornecedores.

* Recursos não Operacionais: são os recursos adicionais que a empresa busca para suprir suas atividades de financiar ativos ou pagar despesas.

LIQUIDEZ

É o tempo em que os ativos se transformam em dinheiro. Quanto menor o tempo utilizado, maior a liquidez daquele ativo. Quanto maior a demanda maior sua liquidez, pois terá mais utilidade para as pessoas como, por exemplo, a aplicação financeira. No balanço as contas do ativo circulante estão ordenadas pela ordem da liquidez. Caixa e banco, mais aplicações financeiras.

CAPITAL PRÓPRIO

O patrimônio liquido representa o capital próprio, sendo recursos que pertencem aos sócios e que são utilizados na empresa. O capital pode obter crescimento com a correção monetária e com os lucros. Desta forma os lucros acumulados representarão o montante de lucros que são gerados em vários anos e que ainda não foram utilizados para o aumento do capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com