TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria de contabilidade

Tese: Auditoria de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  8.463 Palavras (34 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 34

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2. ETAPA 1....................................................................................................................06

2.1. ASPECTOS CONCEITUAIS.................................................................................06

2.2. AUDITORIA...........................................................................................................06

2.3. TIPOS DE AUDITORIA........................................................................................07

2.4. AUDITOR EXTERNO E AUDITADO.................................................................07

2.5. POSTURA DO AUDITOR....................................................................................08

3. ETAPA 2...................................................................................................................10

3.1. DEMONSTRAÇÕES AUDITADAS....................................................................10

3.2. QUADRO DE DEMONSTRAÇOES AUDITADAS...........................................11

4. ETAPA 3...................................................................................................................13

4.1. PLANEJAMENTO DE AUDITORIA..................................................................13

4.2. QUADRO PLANEJAMENTO DE AUDITORIA...............................................13

5. ETAPA 4..................................................................................................................16

5.1. CARTA DE RESPONSABILIDADE E SOX.....................................................16

5.2. LEI SARBANES-OXLEY....................................................................................16

5.3. IMPACTO NAS EMPRESAS..............................................................................18

6. CONCLUSÃO.........................................................................................................19

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................20

1. INTRODUÇÃO

A auditoria independente vem a muitos anos apresentando juntamente com as demonstrações contábeis publicadas um parecer no qual atesta a fidedignidade das demonstrações contábeis.

Embora esse formato tenha sido satisfatório desde a década de 30 do século XX, atualmente, fica a impressão de que algo está faltando. Em vista disso e como vivemos na “Era da Informação”, o compromisso da Contabilidade e por conseqüência o da auditoria passa a ser a evidenciação (disclosure) e a transparência das informações. Este trabalho apresenta como sugestão a utilização da técnica de “análise das demonstrações contábeis” como complemento para a apresentação dos pareceres de auditoria.

Este trabalho se propõe a analisar a possibilidade de se ampliar a evidenciação (disclosure) dos pareceres de auditoria, considerando, nesta análise, desde os objetivos históricos da técnica de análise e interpretação das demonstrações contábeis, até os efeitos que a globalização vem exercendo e, com certeza, ainda mais influência exercerão, sobre as operações das empresas e a maneira pela qual prestam contas ao público.

A experiência pessoal do autor como professor da disciplina “Análise de Balanços” em diversas instituições de ensino superior e a conseqüente avaliação de incontáveis demonstrações contábeis publicadas, sempre com pareceres de auditoria, utilizadas como exercício pelos alunos da disciplina, possibilitou firmar a convicção de que os pareceres de auditoria não expressam a real situação da empresa e, principalmente, sua perspectiva futura, ao menos no curto prazo, embora afirmem a veracidade ou não das demonstrações contábeis, em relação à situação patrimonial e financeira da entidade auditada, naquele momento.

O problema é que a maioria esmagadora do público que tem acesso às informações publicadas (leitores de jornais) não entende a linguagem contábil, mesmo aqueles que têm interesse nas informações (investidores reais ou potenciais).

Em vista disso, o objetivo deste artigo é sugerir uma nova forma de apresentação dos pareceres de auditoria. Eles precisam ser mais esclarecedores e, em última instância, servir de referência para que o público interessado compreenda a situação em que se encontra a empresa, no momento, e suas perspectivas. A auditoria contábil serve para apurar a veracidade das informações emitidas pelos administradores, é uma ferramenta muito utilizada para medir a eficiência e a eficácia dos controles dentro das empresas. Têm por base o estudo aprofundado sobre um determinado setor, ou dado. Dessa forma, cada vez mais as empresas vêm aderindo ao controle interno, que é uma forma de obter maior domínio sobre a real situação de sua organização, e que deve deter-se à fiscalização, vigilância e acompanhamento das normas administrativas com o objetivo de proteger o patrimônio das empresas. Com as demonstrações contábeis e financeiras cada vez mais controladas, os problemas na divulgação de resultados caíram bruscamente.

Vamos estudar auditoria uma das coisas mais importantes em uma empresa, à auditoria funciona como um exame feito nas atividades desenvolvidas pela empresa, com muito cuidado e atenção para que não passe nenhum erro, processo é um conjunto de procedimentos que transformam as entradas em resultados ou impactos, e deste modo acrescentam valor.

Procedimentos são investigações, testes de observância e testes substantivos estes testes permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para obter conclusões para passar informações à entidade. Lembrando que a auditoria deve ser dentro dos princípios fundamentais da contabilidade, das Normas Brasileiras de Contabilidade e da legislação tributaria, trabalhista e societária, bem como o cumprimento das normas reguladoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com