TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula contabilidade

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] 

[pic 2]

Plano de Ensino

Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Contabilidade Ambiental
Carga horária semanal: 3
Carga horária em aulas
expositivas:
45

 

Ano: 2015
Turma: 002-37
Carga horária total: 60
Carga horária em atividades
práticas supervisionadas:
15

Corpo docente:  WEBERTH FERNANDES (020020140)  

Coordenadores:  WEBERTH FERNANDES (020020140)  

Título: Contabilidade Ambiental
Descrição: Plano de Ensino de Ciências Contábeis - 002-37 

 

Ementa

Reflexão sobre relações socioambientais. Sistemas produtivos e oportunidades para a implementação de uma gestão socioambiental, com ênfase em fatos administrativos ou contábeis. Complexidade, ética e pensamento sistêmico como bases de uma nova cidadania. Desenvolvimento sustentável, inserção de dados sobre responsabilidade corporativa. Preparação e elaboração de Demonstrações Financeiras, voltadas para a área ambiental.

Objetivos

Proporcionar aos graduandos a oportunidade de discutir as abordagens teóricas e práticas, em especial os fatos que envolvem a área ambiental e as empresas.
A legislação ambiental, nas últimas décadas passou a cobrar mais da comunidade, exigindo medidas redutoras dos impactos ambientais gerados pela maioria das entidades empresariais. Fato este, ocasionado, principalmente pelas pressões sociais, aliadas ao problema da escassez de recursos e a introdução do conceito de desenvolvimento sustentável.
O objetivo primordial da Contabilidade Ambiental é o de medir o resultado das atividades das entidades relacionadas com o meio ambiente.
O tema veio à tona em uma época em que as empresas começaram a se preocupar com sua imagem negativa, ocasionadas pela poluição ao meio ambiente, e, para reverter essa situação, investem na redução desses impactos, garantindo, assim, a sua continuidade.
Sendo assim, necessário se faz ter um Sistema de Gestão Ambiental na empresa, e conhecer os resultados dessa Gestão. O que é feito para minimizar os impactos via investimentos e a tomada de decisão quanto a esse gerenciamento deve ser subsidiada pela Contabilidade Ambiental.
Partindo dessas premissas, o objetivo maior dessa disciplina é fornecer subsídios ao alunado para entender o papel da Contabilidade de forma que as informações ambientais das entidades sejam mensuradas e evidenciadas.

Conteúdo programático

MÓDULO I
1.1 - ENTENDENDO O MEIO AMBIENTE (Introdução; Retrospecto histórico; Conceitos básicos; Relatórios Ambientais e Métodos de valoração do meio ambiente).
1. 2 - GERENCIANDO O MEIO AMBIENTE (Introdução; Algumas experiências; Visão geral da gestão ambiental; Modelo de gestão; Modelo de mensuração; Modelo de informação e Modelo de decisão).
1. 3 - CONTABILIDADE AMBIENTAL (Introdução; Evolução da contabilidade ambiental; Canadian Institute of Chartered Accountants - 1993; Estudo de Gray; Posição da ONU e Auditoria ambiental).
1.4- CONTABILIZAÇÃO DE EVENTOS AMBIENTAIS (Caracterização de eventos ambientais; Princípios fundamentais de contabilidade e contabilidade ambiental; Primeiros lançamentos contábeis de eventos ambientais; Elaboração da primeira demonstração de resultados ambiental; Plano de contas ambientais e Função e funcionamento das contas).
1.5 - GESTÃO AMBIENTAL: O que precisamos saber (Novo paradigma: gestão ambiental; Impacto ambiental; Benefícios da gestão ambiental; Sistema de Gestão Ambiental e Padrões ambientais do sistema de gestão).
MÓDULO II
2.1 - GASTOS, ATIVOS, PASSIVOS, DESPESAS (CUSTOS) E RECEITAS AMBIENTAIS (Considerações iniciais; Gastos e custos ambientais; Ativos ambientais; Passivo ambiental; Despesas de natureza ambiental; Receita ambiental e Demonstrações contábeis no Brasil).
2.2 - CONTABILIDADE FINANCEIRA AMBIENTAL (Introdução; Abordagens teóricas da contabilidade; Princípios contábeis e contabilidade ambiental; Plano de contas; Contabilizando o meio ambiente e Indicadores de eco-eficiência).
2.3 - CONTABILIDADE GERENCIAL AMBIENTAL (Características gerais; Atividades operacionais; Descrição dos eventos econômicos e aplicação do modelo).
2.4 - ETRATÉGIAS COMPETITIVAS (Aplicação para o desenvolvimento de estratégias no campo profissional, bem como, ampliação do conhecimento geral e de vocabulários necessários ao exercício da profissão contábil, principalmente no que tange a relatórios. - Leitura obrigatória direcionada do livro denominado “ SE EU PUDESSE VIVER MINHA VIDA NOVAMENTE “ do autor RUBEM ALVES - Editora: VERUS indicado pela coordenação do curso e pelo colegiado.

Metodologia

- Aula expositiva e utilização de textos dialogados;
- Uso do quadro-negro e giz;
- Utilização de microcomputadores nos laboratórios de informática da Instituição, quando for conveniente;
- Estudo em grupo de casos práticos e seminários;
- Resolução pelos alunos de trabalhos (exercícios) sobre assuntos tratados, envolvendo pesquisas bibliográficas;
- Busca permanente da participação dos alunos em questões formuladas em sala de aula.

Atividades práticas supervisonadas

a) Atividade Extra Classe I - À partir do Filme "Uma Verdade Inconveniente"
(Inconvenient Truth, de Albert A. Gore Jr. 2006) estabelecer uma relação com a obra "The Skeptical Enviromentalist" de Bjorn Lomborg 2004 - 05 horas/aulas;
b) Atividade Extra Classe II - Exercício prático de segregar, apurar e lançar contabilmente operações que envolvam custos, despesas, ativos e passivos de natureza ambiental - 10 horas/aulas.

Avaliação

De acordo com a Resolução do CONSU do Uni-ANHANGUERA de nº 066/2014 de 27/06/2014, as Avaliações de Aprendizagem das disciplinas Teóricas e Teóricas Práticas serão medidas, por meio de duas notas, denominadas N1 e N2, compostas por provas e por trabalhos, sendo que nas provas deverão conter questões relacionadas com os trabalhos aplicados.

A nota N1 conterá vários instrumentos de avaliação de aprendizagem na sua composição, tendo uma prova e no mínimo dois trabalhos a critério do professor da disciplina. A prova terá nota limite de 8,0 (oito pontos) e os trabalhos totalizarão até de 2,0 (dois pontos), formando assim a nota N1 máxima de 10,0 (dez pontos). Conforme normas do Conselho Universitário os instrumentos que compuseram a nota N1 deverão ser devolvidos aos alunos com identificação pessoal, colhendo assinatura em ata, não podendo ser entregues a outras pessoas.

A fórmula para cálculo é a seguinte:
N1 = ((Prova) + (Avaliação por trabalhos)) = 10,0(máxima).

Da mesma forma que na N1, a nota N2 também conterá vários instrumentos de avaliação de aprendizagem na sua composição e obedecerá aos mesmos critérios de formação de nota já mencionados na N1.
 

A média final será obtida pelo resultado da média aritmética simples das duas notas, N1
 
e N2, sendo exigida para aprovação a média mínima 6,0 e participação igual ou superior a
 
75% da carga horária da disciplina. A fórmula para seu cálculo é: MF = (N1+N2)/2.

Ainda de acordo com as normas do Conselho Universitário da Instituição, o processo de revisão da nota N2 ocorrerá unicamente no último dia de aula do semestre, em sala de aula, previsto no calendário acadêmico, com o professor, bem como serão as provas e trabalhos, que compuseram a nota N2, devolvidos aos alunos neste dia, não ficando desta forma arquivada na instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com