TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARAÇÃO COM AS NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

B - COMPARAÇÃO COM AS NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS

  1.  Introdução

A contabilidade é um importante meio de comunicação da situação patrimonial e financeira de uma empresa. Essas informações divulgadas nas demonstrações contábeis são utilizadas para análise e eventuais decisões.

A contabilidade contribui para o desenvolvimento da economia e dos mercados de capitais, portanto é preciso que as demonstrações contábeis contenham informações confiáveis, compreensíveis, comparáveis e relevantes para que sirvam também aos usuários externos à empresa.

O ativo é um recurso controlado pela empresa e deve gerar lucro econômico futuro por utilização o venda do mesmo. Porém o valor não pode ser inferior ao valor contábil, se sofrer redução e ser menor do que o valor reconhecido pela contabilidade, e feito uma redução ao valor a recuperar, ocasionando uma informação mais apropriada com maior valor prévio em termos de origem de fluxo de caixa.

Veja que o regra “custo ao mercado – dos dois o menor” é resultado da aplicação do Impairment. A provisão para creditos de liquidação duvidosa entre outros.

Estabelece então um método de testes de recuperar o que deve ser aplicado a todos os ativos, exceto aos que estejam fora da norma definida no IAS 36, ou no CPC-01, para que esteja fora da norma cada um desses, existe uma regulamentação específica para a avaliação de sua capacidade de gerar benéficos econômicos futuros. Assim o Impairment e aplicado a todos os ativos.

  1.  Considerações sobre a introdução dos testes de Impairment no Brasil.

O teste de Impairment está ligado ao princípio de que os Demonstrativos Financeiros produzidos pela contabilidade das empresas devem mostrar a real situação econômica da mesma.

O teste tem por base o conceito de que o valor contábil de um ativo não deve estar registrado no balanço patrimonial, por uma quantia superior ao seu valor recuperável economicamente. Caso isso ocorra à empresa deverá reconhecer na provisão para perdas por desvalorização.

A aprovação do pronunciamento técnico CPC-01 e sua posterior ratificação resultaram em um ajuste com a norma internacional. Como era esperado existem pontos diferentes, a norma brasileira compõe de aplicação integral da internacional, e existem alguns itens que são citados e não classificados da mesma forma como, por exemplo: mensuração do valor justo (fair value), contabilização de ativos intangíveis, segmentos operacionais etc.

  1. Perda por Impairment: operacional ou não operacional?

Na classificação por perda por redução ao valor recuperável, conforme nossa tradição é que seja como resultado não operacional.

A disposição mundial é a do desaparecimento dessa divisão entre Operacional e Não Operacional.  A segregação no resultado se dê pelos efeitos das operações que estão em processo de descontinuidade.

O Impairment se dá em ativos sujeitos a descontinuidade de produtos ou processos a que se relacionam. Na maioria das vezes o que se vê é Impairment em ativos que estão em uso normal na empresa. Se tivermos como exemplo os ativos circulantes que possuem seus valores reduzidos na conta retificadora, como a da Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa, essas perdas são classificadas como operacionais, porque então as do Impairment do ativo imobilizado ou do ativo intangível seriam diferentes?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com