TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AVANCADA 1

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.235 Palavras (17 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE AVANÇADA 1

MANAUS-AM

2015

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

ADRIANA OLIVEIRA BATISTA                                     RA: 398405

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE AVANÇADA I

        [pic 3]

MANAUS-AM

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E OUTROS ATIVOS.        

2.1O que são títulos de créditos? E qual a classificação contábil?        

2.2 O que são valores mobiliários? E qual a classificação contábil?        

2.3 O que são aplicações financeiras? E qual a classificação contábil?        

2.4 O que são os investimentos? E qual a classificação contábil?        

3 REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA – INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO DE EMPRESAS.        

3.1 Incorporação        

3.2 Fusão        

3.3 Cisão        

4 CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL – IMPOSTO DE RENDA DIFERIDO        

5 JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO        

6 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

        

        


1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho demanda a compreensão dos assuntos que abrangem a Contabilidade Avançada, destacando-se as concepções das empresas em gerenciar seus recursos financeiros com a maior eficiência e eficácia nas Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários e Outros Ativos, com relação à reorganização societária na contabilidade, classificamos e definimos a Incorporação, Fusão e Cisão de Empresas.

De fato, dentro desta área contábil envolvem vários conceitos, no qual é necessário também, entender o objetivo da normatização do tratamento contábil do imposto de Renda e da Contribuição Social das entidades, em efeitos mais comuns do IR/CS no resultado da empresa como também, nos ajudar a entender um pouco mais o mecanismo de contabilização do IR/CS diferido. Entender a essência dos juros sobre o capital próprio e saber o que é o Capital Próprio, de forma específica, buscaremos explicar ao longo da atividade o que está sendo solicitada para o entendimento da contabilização a avaliação da contabilidade avançada.

2 APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E OUTROS ATIVOS.

Por motivos administrativos e do controle de seus negócios, as empresas tendo em excesso recursos financeiros e quando há necessidades de giro operacional da entidade pode ser em estoques, financiamentos das vendas e aplicações no imobilizado, encaminham suas sobras contingentes de capitais para as aplicações em títulos e valores mobiliários. Os recursos são aplicados para financiar a atividade operacional da empresa, sendo na indústria para obter matéria-prima, na empresa de comércio para obter mercadorias para revenda, nas empresas de serviços para obter outros serviços ou produtos essenciais para a produção da receita da empresa. As sobras acessíveis de capital são os ativos disponíveis com conta corrente nos bancos, que podem ser aplicados sem que haja prejuízo no capital de giro da empresa. 

É necessário que os administradores das empresas precisem aplicar este montante para que aconteça uma atualização no valor do dinheiro, caso isso não aconteça à empresa pode estar perdendo dividendos e também acaba perdendo o poder de compra com o recurso. A controladoria pode colaborar ajudando na decisão correta desta aplicação como por exemplos; aplicação financeira com rendimento imediato, comprar ouro, dólar, ações e muitas vezes comprar participações em outras empresas.

2.1 O que são títulos de créditos? E qual a classificação contábil?

         No Código Civil de 2002, Lei 10.406, art. 887 citado por Miranda (2006, p.9) define: “Título de Crédito é o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo, nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei”. Na qual, são atribuições emitidas por entidades financeiras (letras de câmbio, certificados de depósitos Bancários e outros.) também por entidades não financeiras (debêntures) com a precisão de ganhar recursos no mercado financeiro, têm prazo de vencimento e submetem a juros pré ou pôs-fixados. A doutrina jurídico-empresarial não é constante quanto à classificação dos títulos de crédito, contudo, acarretar qualquer prejuízo ao fundamento da matéria. A mais adequada nos parece aquela que determina.

Classificação dos títulos de crédito:

a) Próprios: é o título propriamente dito, os quais encerram uma verdadeira operação de crédito, subordinada a sua existência à confiança que inspiram os que deles participam. Ex:

Nota Promissória e Letra de Câmbio.

 b) Impróprios: São títulos que não representam uma verdadeira operação crédito, mas que, revistos de certos requisitos dos títulos de crédito propriamente ditos, circulam com as garantias que caracterizam esses papeis. Ex: Cheque.

c) Participação: São aqueles que dão ao portador papeis com um direito de participação, os quais atribuem à qualidade de sócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com