TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERAL E CUSTOS

Tese: CONTABILIDADE GERAL E CUSTOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  8.252 Palavras (34 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 34

CONTABILIDADE GERAL E CUSTOS

1. INTRODUÇÃO

Suponha que você pretende tornar-se comerciante. Você vai constituir uma empresa para comprar e vender calçados. Até o presente momento, você só tem uma vontade, ou seja: quer tornar-se comerciante. A partir daí, surgem as primeiras perguntas:

– Eu vou constituir uma empresa com o quê? O que preciso ter em mãos para montar o meu negócio?

Você precisa de um Capital.

– O que é Capital?

Capital pode ser uma importância em dinheiro com a qual você irá comprar tudo de que precisa para constituir o seu negócio.

Suponha, então, que você possua R$ 50.000,00 em dinheiro, importância suficiente para iniciar suas atividades comerciais. Pronto! Esse montante em dinheiro é o seu CAPITAL INICIAL.

– Mas e agora? Quais os próximos passos?

Além do Capital Inicial, você ainda precisa resolver:

- Local.

- Legalização da empresa. Para isso, você precisará procurar um escritório de Contabilidade para providenciar a legalização.

- Móveis e utensílios.

- Mercadorias (A palavra Mercadoria, muito utilizada nos meios comerciais, serve para representar todos os bens que a empresa comercial compra para revender). Os móveis e objetos são considerados BENS DE USO, enquanto as mercadorias são BENS DE TROCA.

Depois de todos esses passos, sua empresa passa a existir. Você poderá abrir as portas e colocá-la em funcionamento. Porém, para que as transações comerciais se realizem na sua empresa, diariamente entrarão nela pessoas com duas finalidades:

a) Algumas pessoas entrarão para lhe vender mercadorias. São os FORNECEDORES. Logo, você comprará delas, à vista ou a prazo. Quando a compra for efetuada a prazo, você passará a ter uma OBRIGAÇÃO para pagamento futuro.

b) Outras pessoas entrarão para comprar suas mercadorias. São os CLIENTES. Logo, você venderá para elas, à vista ou a prazo. Quando a venda for a prazo, você passará a ter DIREITO para recebimento futuro.

Portanto, compra a prazo resulta em OBRIGAÇÃO para pagar ao fornecedor e venda a prazo resulta em DIREITO a receber do cliente.

As pessoas que diariamente, direta ou indiretamente, se relacionam com sua empresa, como clientes, fornecedores, bancos etc., são conhecidas nos meios comerciais, em relação à sua empresa, por TERCEIROS. Esses terceiros movimentarão o Patrimônio da empresa por meio de quatro operações principais:

COMPRAS

VENDAS

PAGAMENTOS

RECEBIMENTOS

Além desses acontecimentos, no cotidiano das empresas ocorrem outros, diariamente. A esta movimentação do Patrimônio, dá-se o nome de GESTÃO.

Para manter o controle de tudo isso, ou seja, para controle do Patrimônio, entra em cena a CONTABILIDADE. Mediante o conhecimento e a aplicação de técnicas contábeis, você poderá ter um controle permanente e eficiente da gestão do Patrimônio de sua empresa, obtendo informações quando precisar.

2. CONCEITO

A Contabilidade é a ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das

empresas.

Mas o que é EMPRESA?

A EMPRESA é uma unidade de produção, resultante da combinação dos três fatores de produção (natureza, trabalho, Capital) e constituída para o desenvolvimento de uma atividade econômica.

A principal finalidade da Contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitem a tomada de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

As informações de ordem financeira referem-se ao Fluxo de Caixa (entradas e saídas de dinheiro). Para fornecer tais informações, a Contabilidade precisa registrar toda a movimentação do Patrimônio. É aí que entra a ESCRITURAÇÃO. A Escrituração é uma das técnicas utilizadas pela Contabilidade que consiste em registrar, nos livros próprios, os acontecimentos que provocam modificações no Patrimônio da empresa.

A Escrituração começa pelo livro DIÁRIO, no qual todos os registros são efetuados mediante documentos que comprovem as ocorrências dos fatos. Os documentos mais comuns são: Notas Fiscais, Recibos de Aluguéis, Contas de Água e Esgoto, Notas Fiscais de Fornecedores de Energia Elétrica, Faturas, Duplicatas, Contratos etc.

O campo da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, que podem ser classificadas em:

INSTITUIÇÕES: são entidades com finalidades sociais e socioeconômicas. As com objetivos sociais são aquelas cuja administração tem por objetivo o bem-estar social da coletividade, como as associações recreativas e esportivas, os hospitais beneficentes, os asilos etc. As com finalidades socioeconômicas são aquelas cuja administração tem interesse no aspecto econômico da entidade, porém este reverte em benefício da coletividade a que pertencem. São exemplos os institutos de aposentadoria, pensões, previdência etc.

EMPRESAS: são entidades econômico-administrativas que têm finalidade econômica, isto é, visam ao lucro. Desenvolvem os mais variados ramos de atividades, como comércio, indústria, agricultura, pecuária, transporte, telecomunicações, turismo e uma infinidade de serviços.

Quanto à natureza do Capital com que são constituídas, as empresas podem ser públicas, privadas ou mistas. São públicas aquelas constituídas com Capital do Governo. São privadas (particulares) aquelas constituídas com Capital de particulares. São mistas aquelas constituídas com Capital do Governo e de particulares.

Sendo assim, todas essas entidades são adequadas, organizadas e controladas pela Contabilidade, por meio de suas técnicas.

3. PATRIMÔNIO

Patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.

a) BENS: São as coisas capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com