TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Artigos Científicos: Contabilidade De Custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2012  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  1.532 Visualizações

Página 1 de 8

Com o surgimento da Industria, tornou-se bastante complexa a tarefa de avaliar os estoques dos produtos existentes nas empresas e por ela produzidos, pelo fato de que os produtos incorporam diversos fatores de produção utilizados para sua obtenção.

Assim, a preocupação dos contadores foi a de fazer da Contabilidade de Custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, não a de fazer dela um instrumento gerencial.

A contabilidade de Custos , por não fazer parte da Contabilidade Gerencial, não está presa aos requisitos legais ou fiscais, nem a convenções padronizadas.

Nos últimas décadas a contabilidade de custos vem se evoluindo e modernizando-se, deixando de ser mera auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais, para torna-se um importante instrumento de controle suporte às tomadas de decisões.

A moderna Contabilidade de Custos passou a ser utilizada em outros campos que o não industrial, é bastante comum encontrar outros setores da economia utilizado da Contabilidade de Custos.

A Contabilidade de Custos fica com a função de identificar, mensurar e informar os custos de produtos e ou serviços. Tem como objetivo gerar informações precisas e rápidas sobre a Análise de gastos para a tomada de decisões, na administração.

Os sistemas tradicionais de custeio partem do pressuposto de que produtos e serviços gerados pela empresa consomem recursos pagos por essa geração

O sistema tradicional de custeio é composto por custeio total ou por absorção e custeio direto.

O conceito baseado na atividade é uma metodologia desenvolvida para facilitar a analise estratégica de custos relacionados com atividades que mais impactam o consumo de recursos de uma empresa.

Etapa 4 ( Silvia)

Critérios de Rateio

Como todos os custos indiretos estão englobados nos custos Gerais, os mesmos são apurados no final do período, pelo total de cada um deles, sem atribuição a cada produto ou função de produção diferente.Para atribuição do custo indireto a cada tipo de produto ou de função, é necessário proceder-se ao Rateio.O rateio é a divisão proporcional pelos valores de uma base conhecida. A melhor base de rateio para determinado custo é aquela que se supõe que o custo ocorra na mesma proporção dela, ou seja, o custo indireto deve guardar estrita correlação com os dados escolhidos como base de rateio.

Cálculo do Rateio- Dividindo-se o valor do custo indireto pelo total da base, obtêm-se o quociente de rateio, o qual deverá ser usado com o máximo de casas decimais possíveis. Multiplicando-se o quociente de rateio pelo valor da base referente a cada produto ou função, obtêm-se a parcela do custo indireto atribuível ao respectivo produto ou função. A soma de todas as parcelas do custo indireto atribuídas aos diferentes produtos tem que ser igual ao que total que foi rateado.A seguir veremos alguns tipos de gastos gerais e suas bases de rateio mais indicadas.

Matéria-prima indireta- o dado que guarda estreita relação com a mesma, portanto serve como base de rateio, é a matéria-prima direta.

Supervisão- caracteriza-se pela remuneração paga ou devida ao pessoal que chefia um grupo de pessoas. A melhor base de rateio para este custo é o valor da mão-de-obra direta apropriada a cada tipode produto diferente ou a cada função diferente do custo.

Combustíveis- o dado que melhor serve como base de rateio é a potência das máquinas a combustão,quanto mais potente for a máquina mais combustível deverá consumir.

Energia ( força)- O dado mais indicado para a base de rateio é a potência das máquinas elétricas.

Depreciações- O valor do imobilizado( imobilizações industriais) é o dado que melhor serve como base para o rateio deste custo.

Material de limpeza e salário do pessoal de limpeza -Em se tratando de limpeza industrial, o dado mais adequado como base de rateio deste custo é a área ocupada.

Energia elétrica- A área ocupada também será o dado mais adequado como base de rateio, quanto maior for a área ocupada na fabricação de um produto, mais energia elétrica será consumida no respectivo local.

Publicidade e propaganda-

Um dos dados comumente usados como base de rateio é o valor da produção, que simplificadamente é o valor das vendas futuras.

Aluguéis- A base de rateio é a área ocupada. O produto que ocupa a maior área receberá a maior parcela do custo.

Fretes de produtos- O dado que melhor serve como base de rateio é o peso da produção, que poderá ser obtido multiplicando-se a quantidade produzida pelo preço unitário.

Despesas de restaurante- A base de rateio será o número de empregados diretos, quanto maior o número de empregados ocupados diretamente na produção , maior será a parcela do custo da alimentação.

Transporte de pessoal- A base de rateio mais indicada é também o número de empregados diretos alimentação.

Transporte de pessoal- A base de rateio mais indicada é também o número de empregados diretos

Outras formas de rateio:

Cascata, o mesmo é utilizado quando há conveniência para a empresa a apuração de custo de cada função, antes de se chegar ao custo final de cada produto.Os custos serão ordenados do mais genérico para o mais específico, até alcançar os custos diretos que estarão localizados nas últimas linhas.Outra forma de rateio é a de Taxas predeterminadas de custos indiretos, em função dos custos direto, devendo sua aplicação ser adotada após razoável período de utilização de uma das outra utilizadas.

Usar como exemplo para terminar etapa 4

Considerando que:

Os custos da Administração Geral da Fábrica são distribuídos aos demais departamentos à base da área ocupada:

Estamparia/Caixas 20%;

Preparo e elaboração 40%;

Laboratório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com