TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERAL - PROPIO CAPITAL

Projeto de pesquisa: CONTABILIDADE GERAL - PROPIO CAPITAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.359 Palavras (26 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 26

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO PRESENCIAL - BARRETOS/SP

ADMINISTRAÇÃO

CRISTIANE INÊS DE ALMEIDA – RA: 8136746185

AMÂNCIO FELISBINO TEIXEIRA – RA: 8136744665

WANDERSON STOPPA – RA: 8137749318

CARLA COUTO – RA: 428043

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL

BARRETOS – SÃO PAULO 2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO PRESENCIAL - BARRETOS/SP

ADMINISTRAÇÃO

CRISTIANE INÊS DE ALMEIDA – RA: 8136746185

AMÂNCIO FELISBINO TEIXEIRA – RA: 8136744665

WANDERSON STOPPA – RA: 8137749318

CARLA COUTO – RA: 428043

ATPS – CONTABILIDADE GERAL - PATRIMÔNIO

Trabalho apresentado a prof. Me. Hugo David Santana contabilidade Geral como requisito parcial para obtenção da média semestral.

BARRETOS – SÃO PAULO 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PATRIMÔNIO 5

3. CLASSIFICAÇÃO DOS BENS 5

4. PATRIMÕNIO LÍQUIDO DA EMPRESA E A SITUAÇÃO PATRIMONIAL 7

4.1. EMPRESA IGUATEMI 7

4.2. BALANÇO PATRIMONIAL 7

4.3. Sedimentação e tradição 7

4.4. Papéis 8

4.5. Legitimação 8

5. A SOCIEDADE COMO REALIDADE SUBJETIVA 8

5.1. A socialização primária 9

5.2. A socialização secundária 9

6. FILME: A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO 10

7. SITUAÇÃO DE DESIGUALDADE 12

6. SER E O MEIO AMBIENTE 13

8. SUBSTITUIÇÃO DO NOVO PELO VELHO 13

9. CONCLUSÃO 14

10. REFERENCIAS BIBLIOGÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

“A Construção Social da Realidade” coloca-se como um tratado a respeito da Sociologia do Conhecimento, no sentido de ser uma análise de como o Homem constrói o seu próprio conhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ele vive. Realidade esta que existe independente de nós, entendida no âmbito sociológico como sendo o conjunto de fatos que acontecem no mundo independente da vontade do indivíduo. Mas que ao ser vista e percebida em perspectivas diferentes pelos ditos Homens comuns forma o conhecimento. Assim, também neste contexto sociológico, o conhecimento pode ser definido como a interpretação que o indivíduo faz da sua realidade, sendo os aspectos do que o indivíduo pensa aqueles que compõem a realidade.

A obra nos mostra a questão apresentada, passando por uma abordagem dos aspectos sociológicos da realidade indivíduo e conhecimento, pela análise dos fundamentos do conhecimento na vida cotidiana e por fim pela análise da sociedade como realidade objetiva e subjetiva.

A seguir apresentamos uma seqüência destes aspectos considerados relevantes, seguindo a dialética dos próprios autores.

2. SIGNIFICADO DE CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE

2.1 A REALIDADE E O INDIVÍDUO (A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO)

Indivíduo é o exemplar de uma espécie , orgânica ou inorgânica, que constitui uma unidade distinta,ou seja, cada um dos componentes de uma espécie.

Podemos identificar a realidade social como algo ditado pela percepção do indivíduo tem do mundo, que também passa a ser o seu conhecimento, que ele construiu influenciado pelo próprio mundo e pelo seu significado subjetivo. Esta construção de conhecimento/realidade, se da através da percepção dos fatos pelo indivíduo, de modo que ele os capta e imprime neles suas ideias individuais , seus valores. Uma vez que esse indivíduo pertence e participa de vários grupos, esses pensamentos também ajudarão a compor a ideologia desses grupos, que por sua vez se interagem compondo a ideologia da sociedade.

Então nos cabe afirmar que essa questão é uma via de mão dupla, pois tanto os indivíduos como os grupos se moldam, constroem e influenciam na sociedade quanto a sociedade influencia nos grupos e nos indivíduos.

2.2 CULTURA

Cultura é o conjunto de características humanas que não são inatas, que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. Um dos processos mais importantes que ocorre com o ser humano é a continua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, permitir novos hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo dos tempos de tal modo nos indivíduos que passam a serem considerados comportamentos naturais.

A palavra cultura na linguagem cotidiana é empregada com vários significados. Ora significa erudição, grande soma de conhecimentos, quando, por exemplo, se diz que, “o indivíduo não tem cultura”, ora significa certo tipo de realização humana, como a arte, a ciência, a filosofia. Já o sentido sociológico desta palavra, no entanto, tão amplo que não exclui nenhum desses significados. A linguagem sociológica define a palavra como toda criação que resulta da criação humana. A cultura, compreende todas as elaborações resultantes das “capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade”, pois a mesma não decorre da herança biológica do homem, mas de capacidades por ele desenvolvidas através do convívio social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com