TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE INTRODUTORIA RESUMO

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  3.234 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do livro: Contabilidade introdutória - FEA/USP

Capitulo 1: Noções preliminares

A contabilidade se trata de uma ciência social amplamente utilizada, possuindo um vasto campo de atuação. A sua utilização está diretamente ligada ao surgimento do capitalismo no mundo moderno onde emergiu a necessidade de uma ciência aplicada a quantificação de ganhos e perdas no comercio e na indústria, embora hoje seja largamente utilizada em todos os setores atingindo desde pessoas físicas até grandes empresas.

Na contabilidade existem diferentes tipos/grupos de pessoas interessadas nas informações contábeis, cabe então ao contador delimitar o que é do interesse de cada grupo, para que os interesses do mesmo sejam preservados e seus questionamentos sanados, eliminando assim todo tipo de informação desnecessária. Pode se tomar dois exemplos de grupos para assim explicar esse funcionamento, considerando o primeiro grupo como um grupo de acionistas de uma empresa e o segundo um grupo de diretores executivos, ambos podem fazer parte de uma mesmo empresa, porém com interesses diferentes, no caso dos acionistas eles estão mais interessados na lucratividade do negócio, se esse possui boas perspectivas de mercado ou se a empresa vai apresentar lucratividade em um longo período de tempo, ou seja, para estes o que interessa é a contabilidade financeira ou geral. Já os diretores exigem um grau a mais de profundidade das análises contábeis requerendo que o contador utilize não só a contabilidade financeira como também a contabilidade gerencial (analítica), fazendo-se com que o contabilista conheça o passado de tal empreendimento para através das pesquisas e análises presentes agir no futuro, isto é, esses se interessam pelo bem estar da empresa, o seu futuro, agindo assim com cautela na tomada de decisões e se atentando a cada detalhe e possuindo assim a necessidade de um diagnóstico mais analítico da contabilidade. Cada grupo tem a sua necessidade e interesse e assim existem outros como os bancos, capitalistas e emprestadores de dinheiro que tem o interesse de retorno do capital emprestado ou investido, o governo em receber os tributos e a pessoa física em controlar seus gastos e equilibrar o orçamento.

É notório que a contabilidade não se resume a informações de balanço patrimonial ou a demonstração de resultados, este conjunto de informações e apenas o papel da contabilidade financeira, porém como pôde-se observar existe também a contabilidade gerencial, que se refere de uma maneira mais analítica a todas as perspectivas e resultados apresentados, como é o caso da contabilidade de custos que se inclui nesse tipo.

Todas as informações geradas por analises contábeis podem ser utilizadas de várias maneiras, todavia as finalidades mais comuns são as de planejamento, controle e auxilio do processo decisório.

O planejamento se trata de traçar metas e/ou objetivos que podem afetar um ou todos os setores de uma empresa e então escolher uma que melhor se encaixa com a necessidade do empreendimento em questão e em seguida coloca-la em pratica. Já o controle se mostra pelo modo como a alta administração se certifica de que a organização está agindo de modo condizente com o planejamento sendo os relatórios contábeis um dos suportes necessários para esta finalidade em questão servindo como meio de comunicação, motivação e verificação. Enquanto processo decisório são ações que são praticadas para que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com