TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE PRINCIPAIS ATIVIDADES

Projeto de pesquisa: CONTABILIDADE PRINCIPAIS ATIVIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira Atividade Avaliativa Questão Discursiva

CONTABILIDADE

ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA – 1 Com base na leitura dos capítulos 1 a 4 do livro texto da disciplina, entende-se que o Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta resumidamente, o patrimônio da empresa, referido a um determinado momento de sua vida econômica, permitindo a todos os interessados visualizarem a situação financeira e patrimonial da empesa, em determinada data.

TAREFA: Apresentar os grupos e subgrupos de contas que compõe a estrutura geral do Balanço Patrimonial, e explicar a composição qualitativa de UM dos grupos. Mencionar também as duas regras básicas que orientam o ordenamento da sequencia da estruturação dos grupos de contas do Ativo e do Passivo

do Balanço Patrimonial.

Peso 3,0

Duas regras básicas orientam a distribuição de contas no Balanço Patrimonial: Prazo (vencimento) em Contabilidade curto prazo significa, normalmente, o período de até um ano, e longo prazo, o período superior a um ano. O mesmo ocorre com as contas de longo prazo que são classificadas em Ativo não circulante, no subgrupo realizável a Longo Prazo (direitos realizáveis num período superior a um ano) Passivo Não Circulante, subgrupo Exigível a Longo Prazo (obrigações vencíveis num período superior a um ano). Grau de liquidez conversíveis em dinheiro são classificados em primeiro plano. Assim, temos caixa, bancos, duplicatas a receber, mercadorias em estoque. Os grupos de contas do Balanço Patrimonial. No ativo as contas devem ser dispostas em ordem decrescente de liquidez, de acordo com a facilidade de conversão em dinheiro, assim, os itens patrimoniais de maior liquidez (caixa, bancos, contas a receber, mercadorias) são classificados em primeiro plano. Os de menor liquidez (valores a receber no longo prazo, máquinas e equipamentos, veículos, terrenos, etc.) aparecem num segundo plano – é só pensar que até vender e receber é mais demorado. Os elementos registrados estão estruturados nos seguintes subgrupos: Ativo Circulante; Ativo Não Circulante.

Ativo não circulante compreende Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado. O Ativo Circulante engloba contas que constantemente estão em giro, em movimento. Constitui o capital de giro da empresa, onde estão dispostas as contas Caixa, Bancos e outros itens que serão transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos a curto prazo, dentro de um ano (contas a receber, bens de consumo, investimentos temporários, mercadorias para revenda.) Ativo Não Circulante -Realizável a Longo Prazo Neste subgrupo são registrados os direitos realizáveis após o encerramento do exercício seguinte (mais de 360 dias após o encerramento do Balanço Patrimonial): Duplicatas a Receber, Adiantamentos ou Empréstimos a Fornecedores ou a Sociedade Coligada ou Controlada, Adiantamentos ou Empréstimos a Diretores. Investimentos – em que podem ser registrados: as participações permanentes em outras sociedades; que se destinem à manutenção da atividade da empresa; Imobilizado Registram-se neste subgrupo os bens e os direitos que tenham por objeto bens destinados para a manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com