TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLADORIA: Cooperativa Capricornio

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste trabalho trataremos da Cooperativa Capricornio, a qual é uma tradicional no ramo agropecuário, porém esta enfrentando alguns problemas como: • Falta de um processo de planejamento global que seja estruturado e respeitado na Cooperativa; e • Postura de atuação meio mole por parte dos principais executivos e funcionários da Cooperativa, inclusive de alguns conselheiros de administração. Desta forma vamos traçar estratégias para solucionar tais problemas e ajudar a cooperativa a crescer frente ao mercado.

Cooperativa Capricórnio

Para a Implantação de um planejamento Global, será necessário desenvolver técnicas que estimule o trabalho em equipe entre os colaboradores. Definir a missão, visão, valores, pontos fortes, pontos fracos , oportunidades e ameaças. Com tudo isso desenvolvido, damos início ao planejamento Global, seguindo os níveis Estratégicos, Táticos e Operacionais.

Missão:  Comercialização de produto agrícola com qualidade. Visão:  Ser reconhecida como a maior e melhor rede de abastecimento produto agrícola, em todo o país até 2018 (Brasil). Valores:  Respeito ao cliente, qualidade do produto, comportamento e ética.

Ambiente Interno

 Pontos Fortes  Processos administrativos bem estabelecidos;  Clima organizacional e relacionamento entre eles é bom;  Pessoas com vontade de trabalhar;  Tradição no ramo agropecuário;  Especialidade técnica;  Empatia entre funcionários e executivos.

 Pontos fracos  Preços elevados;  Problema na venda de insumos e equipamentos agrícolas para seus cooperadores e outros clientes da região;  Falta de processo de planejamento global;  Postura de atuação fraca;  Indicadores de desempenho frouxos;  Processos não respeitados;  Liderança sem foco;  Decisão centralizada.  Dificuldade de trabalhar em equipe;

Ambiente Externo

 Oportunidade  Experiência no mercado;  Aumento na possibilidade das vendas, devido o aumento da classe média;  Atualização de tecnologia de equipamento;  Reconhecimento da boa assistência técnica e bom atendimento.

 Ameaças  Concorrência devido a política de preço;  Queda na atuação mercadológica;  Diminuição de vendas;  Pouca interação com fornecedores dos insumos agrícolas;  Baixa interação com os cooperados.

Planejamento Estratégico

O nível estratégico será de responsabilidade do Conselho de Administração, com objetivo de elaborar o planejamento de mercado, planejamento do Rh e planejamento organizacional.

 Planejamento de mercado  Definir um plano de comunicação eficiente, pois é um dos pontos falhos da cooperativa.  Definir um plano de formação de preços único e aplicar a todas as diretorias da cooperativa.  Definir um novo plano de vendas o qual devera prever aumentos devidos no plano de formação de preços.

 Planejamento do RH  Definir um plano de treinamento para desenvolver habilidades e conscientização dos colaboradores, como trabalho em equipe e o desenvolvimento com as metas e objetivos da cooperativa.  Disponibilizar cursos de aprimoramento para equipes e cooperadores para exercerem melhor a função.

 Planejamento Organizacional  Definir um plano de monitoramento e feedback das rotinas administrativas;  Definir um plano de informações gerenciais, onde comprometa o envolvimento de todos os colaboradores e deixe disponíveis todos os resultados obtidos e as possibilidades de melhoria.  Melhorar a interação e relacionamento entre os executivos e os funcionários.

Planejamento Tático

O Conselho Consultivo será o responsável pelo planejamento Tático, que deveram definir as melhores formas de supervisionar as atividades da cooperativa e em especial a área de definição dos preços finais em todos os setores, visando aumentar as vendas, devido ao alto valor destas e melhorar o trabalho entre a equipe para que as exigências que venham a ocorrer tenham baixo impacto. Serão reunidos todos os gestores com a finalidade de que estes nos mostrem quais as atividades que cada um exerce, para que possamos analisar onde estão ocorrendo os erros e acertos, e assim traçar um planejamento que ira definir os valores, levando em consideração o custo e media de mercado de cada produto. E aprimorar o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com