TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade Para O Desenvolvimento E Implementação Do Processo De Planejamento Global Da Cooperativa Capricórnio

Exames: Dificuldade Para O Desenvolvimento E Implementação Do Processo De Planejamento Global Da Cooperativa Capricórnio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2015  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Biogeográfia

Conceito

O que é uma região zoogeográficas?

Zoogeografia é uma divisão de regiões pela fauna distinta. Para explicar a fauna de cada região foi colocada teoria evolutiva.

Teoria Evolutiva:

Ela explica a fauna de cada lugar como resultado da separação dos continentes e que cada espécie depois disso passou por um processo evolutivo para se adaptar à região.

Regiões Zoogeográficas

Região Etiópica

 A região etiópica se estende do deserto do Sahara, no norte do continente africano, até a África do Sul.

Essa região possui uma grande variedade de biomas, devido a variação do clima, desde o deserto com clima árido e semi-árido ( região norte do continente). Próximo da linha do equador há florestas equatoriais. As oscilações da temperatura nessa região são mínimas e as temperaturas médias anuais situam-se entre 24 °C e 27 ° C, diferente do que ocorre no deserto onde as temperaturas médias anuais ficam acima de 30 °C e há uma grande oscilação ao longo do dia.

Existe ainda o clima tropical, onde ocorrem florestas tropicais e subtropicais, que são habitadas por grandes gorilas, e as savanas que existem (hábitat de leões, zebras, girafas, elefantes, entre outros animais), tanto na porção abaixo quanto na porção acima da linha do equador, a oscilação térmica nessa região é maior que na região equatorial. Outra característica é a presença de duas estações bem definidas (estação seca e a estação úmida). A faixa de terra que fica abaixo do Trópico de Capricórnio possui clima temperado. O verão é quente e no inverno a temperatura varia entre 5° C e 10°C, a vegetação é semelhante ao maquis europeu. Quanto ao relevo desse continente é formado por grandes planícies e vales, dunas de areia, e alguns montes (o mais alto é o monte Quilimajaro com 5.899 m).

 O gorila (Gorilla gorilla) habita as florestas tropicais do centro-oeste da África. É o maior dos primatas, com mais de 1,80 de altura, apresentando sólida estrutura muscular;

 O elefante é o maior mamífero terrestre. É encontrado em florestas tropicais e campinas da África e da Ásia. O elefante africano (Loxodonta africana) é maior que o asiático (Elephas maximus).

 A girafa (Giraffa camelopardis)é o mais alto animal terrestere (5,5m), apresentando membros e pescoço muito alongados. Existem nove raças geograficamente diferenciadas, no continente africano;

 Zebra é a designação comum a três espécies de eqüinos listrados, pertencentes ao gênero Equus, que diferem quanto à padronização das listras, ao habitat e ao comportamento.

Região Oriental

 Compreende a região da Índia, do sudeste asiático e o norte da Polinésia

 Região de densas florestas pluviais, elevadas montanhas e alguns desertos;

Fauna

 Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com