TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacitação de Agentes Sociais Unidade Demandante

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO

Identificação do Projeto

Projeto

Capacitação de Agentes Sociais

Unidade Demandante

Prefeitura de Diadema

Gestor do Projeto

Paulo Cesar de Lima

Patrocinador

Faculdade FAD

Histórico de Registro

Versão

Data

Autor

Descrição

1.0

Data do histórico: 01/04/2016

Paulo Cesar de Lima

Elaboração do documento

1.1

Data do histórico: 07/04/2016

Paulo Cesar de Lima

Revisão após consulta de itens do Projeto

1. Justificativa

O Curso de Agente de Desenvolvimento de Projetos sociais destina-se à capacitação de trabalhadores para a área de prestação de desenvolvimento social.

O curso atenderá a uma demanda crescente por um profissional que atue como um provocador do desenvolvimento da atividade de projetos sociais nas comunidades locais tendo em vista que o país apresenta fortes políticas sociais, o mercado nesta área está em franca expansão, bem como há instituições do terceiro setor atuando em projetos na região do grande ABCD.

No âmbito do município de Diadema/SP, a oferta do Curso em Agente de Projetos Sociais, na modalidade presencial, aparece como uma opção para a formação de profissionais qualificados, favorecendo a inserção no mercado de trabalho crescente do terceiro setor e atuação em instituições públicas e privadas. A escassez de mão de obra qualificada e a crescente demanda de nossa cidade por reste tipo de profissional justificam a oferta do curso de formação inicial em Agente de Projetos Sociais.

Visando uma capacitação inicial de pessoas que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental, em situação de vulnerabilidade social, sejam pessoas de baixa renda ou estejam fora do mercado de trabalho, A proposta através do curso é formar profissionais capazes de realizar atividades de Agente de Projetos Sociais, de forma a contribuir para o desenvolvimento de ações pertinentes a demandas comunitárias procurando desenvolver profissionais capazes de atuar na organização de ações que se baseiem em necessidades identificadas em diferentes segmentos sociais.

2. Objetivo do Projeto

O Curso de Formação Inicial em Agente de Projetos Sociais tem como objetivo geral a formação de profissionais capazes de identificar demandas sociais por ações específicas que possam ser atendidas por diferentes instituições integrantes da sociedade, de forma a contribuir para uma melhor organização social e melhoria da qualidade de vida de pessoas.

Os objetivos Gerais do curso compreendem:

Capacitar profissionais já inseridos na esfera do trabalho ou que visem a essa inserção, com conhecimentos básicos, teóricos e práticos referentes ao trabalho de implantação de projetos sociais, atuando com a organização, implantação, implementação e gestão dos mesmos;

Fomentar o crescimento e valorização dos projetos sociais na região através da qualificação da mão de obra, desenvolvendo conhecimentos teóricos e práticos para que o egresso do curso possa atuar no processo de organização de segmentos sociais integrantes de uma comunidade.

Os objetivos específicos do curso compreendem:

Formar profissionais para atuar com a organização, implantação, implementação e gestão de projetos sociais, sobretudo nas comunidades locais mais desfavorecidas;

Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos para que o egresso do possa atuar no processo de organização de segmentos sociais integrantes de uma comunidade.

Os objetivos Mensuráveis do curso compreendem:

Carga Horária do Curso: 160 horas/ aulas

Quantidade de Alunos Atingidos: 60(Sessenta), capacitados divididos em 03 turmas de 20 alunos com 100% de aprovação com notas mínima exigida igual a 70% de aproveitamento.

Locais abrangidos: 16 bairros da cidade de Diadema

Stakeholders:

O gerente de Projeto;

Membros da Equipe de Projetos;

O Patrocinador;

A demandante;

Os Alunos (egressos) dos cursos;

Os dirigentes das entidades locais;

3. Alinhamento Estratégico

A cidade de Diadema possui um índice populacional denso o que a expõe a graves conflitos sociais, estrategicamente o curso tende a minimizar esses conflitos, tendo em vista que os egressos serão selecionados dentre os membros das comunidades locais mais vulneráveis e expostas a riscos sociais.

Elevar a qualidade dos projetos apresentados pelas entidades sociais dos bairros selecionados como foco iniciais do projeto.

Atender pessoas de baixa renda e que possuam escolaridade fundamental como egressos e/ou que estejam já inseridos na esfera do trabalho social e/ou voluntário ou mesmo que visem a essa inserção, com conhecimentos básicos, teóricos e práticos referentes ao trabalho de implantação de projetos sociais, atuando com a organização da comunidade local de onde moram.

4. Responsabilidades e Partes Interessadas

Unidade Demandante: Oferecer os recursos materiais necessários a implantação e aplicação dos cursos, subsidiar lances aos participantes (Alunos e Professores), e designar assistentes sociais para entrevista e seleção dos egressos em condição de vulnerabilidade social

Patrocinador: Ofertar salas, caso necessários, e material e para aplicação do curso, e assistência pedagógica, supervisionar a aplicação do curso.

Equipe de Projetos: Gerenciar a execução do projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com