TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chamada de "sustentável"

Seminário: Chamada de "sustentável". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Seminário  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 5

Chamar uma atividade de “sustentável” significa que ela pode ser continuada ou repetida em um futuro previsível. No entanto, a preocupação surge porque grande parte das atividades humanas são nitidamente insustentáveis. Portanto, desenvolvimento sustentável significa satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas necessidades.

A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Todos os produtos que consumimos são extraidos da natureza. Pra viver, precisamos consumir, por isso passamos a vida gerando resíduos. No entanto, podemos ser consumideores conscientes e isso significa não comprar mais do que o necessário.é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade no planeta.

“ O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas desse ato não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza...”

Nossas ações de hoje refletem no futuro. Por isso, a humanidade tem a responsabilidade não só com aqueles que já habitam no planeta, mas também com os que ainda estão por vir.

É necessário refletir sobre o impacto que cada um de nós causa sobre o ambiente, quanto dos recursos que utilizamos e a destinação do lixo que produzimos. Só assim será possível amenizar o impacto da espécie humana sobre o ambiente terrestre e garantir um local habitável para as gerações futuras.

Para ser alcançado, o Desenvolvimento Sustentável depende do planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturas são finitos. Ele sugere qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

O consumo consciente não somente reduz a quantidade de lixo que produzimos como também gera uma economia significativa. O grande desafio da humanidade do século 21, é modificar o antigo conceito desenvolvimentalista de progresso, isto é, de aumento de qualidade de vida sem levarem conta os limites da capacidade de suporte do ambiente em que a espécie humana se insere.

Os avanços tecnológicos podem permitir que uma atividade considerada insustentável se torne sustentável, o problema é quando as práticas insustentáveis são aceitas simplesmente a partir da crença de que avanços futuros a farão sustentáveis. É preciso deixar de lado o velho jeito de viver, esquecendo o consumo exagerado e o desperdício. Comprar apenas o necessário, utilizar objetos e alimento que iriam para o lixo sem necessidade e recuperar coisas que foram destruídas devem ser atitudes comuns.

O primeiro passo para se entrar nesse novo modo de vida é adotar os 6 R´s:

• Respeitar: Entender as formas de vida no planeta é a primeira atitude para respeitá-las. É preciso entender que nós seres humanos somos apenas mais um elemento que compõe o planeta. Devemos respeitar todas as formas de vida, assim como devemos respeitar toda a diversidade cultural e diferentes formas de pensamento e religião existentes no mundo;

• Repensar: fundamental para o ser humano é parar o que está fazendo e rever suas atitudes para com o planeta. Ao reavaliar suas ações, levando em consideração o respeito ao meio ambiente, o homem perceberá que precisa viver de forma diferente e adotar novos conceitos, ou seja, novas formas de pensar e agir;

• Reduzir: este é o princípio do consumo racional, o consumo exagerado é um dos principais erros da maneira de viver da atual sociedade. Afinal, comprar mais do que precisa significa que você está abusando do que o planeta pode oferecer, o consumo de forma descontrolada causa diferenças sociais e também provoca desperdício;

• Reutilizar: Alguns materiais vão para o lixo sem necessidade. Eles podem ser reutilizados, basta usar a imaginação;

• Reciclar: Existem objetos que não podem ser reutilizados, mas podem ser reciclados. Por exemplo, se não posso reutilizar um vidro ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com