TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação do Profissional da Contabilidade

Por:   •  21/8/2016  •  Resenha  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL

Comunicar-se bem e com clareza é de vital importância para qualquer organização e tem sido ainda uma preocupação constante da contabilidade, para que suas informações prestadas pelo contador não constituam apenas dados e sim um mecanismo claro de tomada de decisão.

Os textos de apoio desta proposta de atividade muito contribuíram para esclarecer a importância da comunicação para o profissional contábil. O primeiro artigo descreve a problemática gerada pelos problemas semânticos, ou seja, os problemas relacionados com a distância entre o significado em que um emissor pretende transmitir e a interpretação em que o receptor atribui à mensagem recebida.

Hoje, independente da sua área de atuação, você tem que estar bem preparado para todo tipo de adversidade. O médico não atua somente dentro do seu consultório, o professor não atua somente dentro da sala de aula, o contador não fica só no seu escritório. O mundo atual exige profissionais completos e dentro desse contexto encontra-se o fator comunicação, que é uma ferramenta essencial para se alcançar o sucesso.

O contador lida com pessoas constantemente, participa de reuniões, realiza exposições sobre tendências,leciona,compartilha conhecimento e informações, não há como dissociar comunicação de contabilidade, pois são totalmente complementares.

Ambos os textos nos trazem para essa questão da comunicação e como deve ser clara a comunicação, mas muitos profissionais tendem a usar sua terminologia específica do dia a dia, sendo que na maioria das vezes seu grupo de convívio é formado por pessoal da mesma área profissional, temos que tomar cuidado em usar esse vocabulário com pessoal que não compreendem esses termos.

A comunicação é um processo que só se realiza com sucesso quando uma pessoa consegue se fizer entendida pela outra, caso contrário a comunicação não se efetiva como deveria, por isso temos que fazer ajuste e adaptações quando necessário para garantir uma comunicação sem prejuízos.

Mais que se comunicar e ser compreendido, a comunicação assertiva deve ser um essencial na vida dos profissionais de todas as áreas. No dia a dia dos profissionais de contabilidade, ela deve ser aliada indispensável, seja em situações de crise ou não, a comunicação assertiva passa seriedade, credibilidade e responsabilidade, qualidades essenciais de um profissional que lida diretamente com o dinheiro das pessoas.

Como o contador lida de maneira técnica com diversos documentos é preciso estar atento para se fazer compreensível. “Ao receber informações sobre os eventos econômicos, o contador deve interpretá-las fielmente, selecionar o conteúdo de interesse do usuário e codificá-lo de forma compreensível.” (BIERMAN & DREBIN, 1979, p. 258).

Desse modo, fica claro que o importante não é transmitir a maior quantidade possível de informação, mas fornecer a informação necessária, de forma compreensível, numa relação otimizada, para que o usuário possa alcançar melhores resultados no processo decisório.

Já no artigo que trata de ruídos da comunicação, de autores diversos, o leitor é esclarecido de que os ruídos da comunicação contábil dificultam a interpretação das informações e acabam por comprometer o feedback, ou seja, afeta também a tomada de decisão dos seus usuários.

Da mesma forma, descreve como ruídos da comunicação contábil, a terminologia, a quantidade de informação divulgada, a capacidade de entendimento e a utilização de termos e expressões em outros idiomas. Deste modo, á medida que se verifica o aumento do ruído, por exemplo, a fidelidade da comunicação fica mais comprometida.

A comunicação na Contabilidade tem uma amplitude social, pois o contador, a contabilidade e a sociedade têm uma interação entre si, destes três os que têm o papel mais importante é o contador que é responsável pela emissão da informação contábil, já a contabilidade serve como meio desta comunicação.

Muito se pensava que a Contabilidade era desenvolvida somente para contadores e por eles e somente para cumprir requisitos fiscais e legais, pois sua linguagem e as suas nomenclaturas dificultam a interação entre seus potenciais usuários e a contabilidade, pela difícil compreensão. Iuícibus(1997) destaca a importância de se utilizar uma terminologia clara relativamente simplificada. Assim possibilitando uma forma que a contabilidade não seja restrita, mas que ela possa cumprir o seu papel social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com