TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de contas

Artigo: Conceito de contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Artigo  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO DE CONTAS

Conta é o nome técnico que identifica cada componente patrimonial (bem, direito ou obrigação), bem como identifica um componente de resultado (receita ou despesas).

Todos os acontecimentos que ocorrem durante a gestão patrimonial de uma entidade, tais como compras, vendas, pagamentos recebimentos, etc., são registrados contabilmente em suas respectivas contas.

As contas se apresentam em sistemas de contas que representam o conjunto de todas as contas utilizadas nos registros contábeis da entidade. As contas de um sistema podem ser agrupadas de acordo a natureza de cada uma delas.

PLANO DE CONTAS

O Plano de Contas é o conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor contábil de uma entidade, uniformizando os seus registros contábeis. É um instrumento de grande importância nos processos contábeis de uma entidade/organização.

Cada empresa deverá elaborar o seu plano de contas de acordo com suas necessidades e tendo em vista os Princípios Contábeis geralmente aceitos, as normas da Lei 6.404/76 e a legislação específica do ramo de atividade da empresa.

São três as partes principais que podem compor um plano de contas:

 O Elenco de Contas

 O Manual de contas

 Lançamentos Explicativos para o Registro de Operações Especiais.

O Elenco das Contas – é a relação das contas que serão utilizadas nos registros dos Fatos Administrativos decorrentes da gestão do patrimônio da entidade. Este Elenco de Contas envolve a instituição (nome) e o código (número) de cada conta.

Seja qual for o elenco de contas adotado pela entidade, a disposição e o agrupamento das contas devem obedecer às regras estabelecidas na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com