TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito, objeto e objetivo da contabilidade

Trabalho acadêmico: Conceito, objeto e objetivo da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceito, objeto e objetivo da contabilidade 4

2.2 Escrituração contabil 4

2.3 A contabilidade na gestão empresarial 4

2.4 Demonstrações contábeis 4

2.5 A missão da empresa 5

2.6 A vissão empresarial 5

2.7 Processo administrativo.........................................................................................7

2.8 Ambiente das organizações...................................................................................8

2.9 Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade.......................8

2.10 Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis...............10

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade, ciência que apura, controla e interpreta o patrimônio das entidades, mostra seus primeiros sinais no mundo através de registros arqueológicos, quando os homens utilizavam as fichas de barro para registro dos bens e produções, como animais e a agricultura.

Desde então ela tem se mostrado fundamental na história da sociedade. Fazendo o controle, revelando dados relevantes de um patrimônio de uma entidade.

Estando ela ligada com muitos elementos bastante fundamentais a própria existência do homem, como a administração, o direito e a matemática.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A contabilidade é um sistema de informação que tem como objetivo o controle do Patrimônio de uma entidade. Tratando assim o seu objeto chamado Patrimônio. Fazendo seu objetivo que é: analisar, mensurar, registrar e controlar o “patrimônio”,requerendo também o fornecimento constante de informações sobre o “patrimônio” aos seus usuários.

2.2 ESCRITURAÇÃO CONTABIL

A contabilidade também se abrange em escrituração contábil que tem como definição a representação do registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o método das Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas. Realiza no Livro Diário e Livro Razão.

2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Na gestão empresarial a contabilidade se mostra a mais necessária, pois ela revela gastos, lucros, prejuízos, rendimentos e um controle apurável. Ela mostra onde a empresa tanto “tropeça” como “acerta o alvo”, dando assim aos gestores um controle maior e melhor sobre seu patrimônio.

2.4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

O registro sistemático de um grande banco de dados históricos da empresa na contabilidade revela dados que permite a administração conhecer, através dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período, sendo internas não obrigatórias: Para o uso dos administradores e gerentes. Não tem formado obrigatório. E Externas: Para uso pelo público em geral. Tem formado e regras obrigatórios por lei. Nesta demonstração contábil temos dois importantes elementos: O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Esclarecendo que o balanço patrimonial é uma demonstração que mostra um instantâneo da posição financeira da empresa em uma data especifica apresentada, à esquerda, os ativos e, à direita, o passivo.

Já a demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).

2.5 A MISSÃO DA EMPRESA

A missão da empresa se define em atender o publico de forma que a mesma seja reconhecida com seu lucro e popularização.

2.6 A VISÃO EMPRESARIAL

A visão empresarial se mostra uma pouco diferente, sendo o que o empresário consegue enxergar no seu segmento. Em um exercício de futurologia onde o empresário percebe as tendências do negócio, compra o que for suficiente, enfim é a análise antecipada de seu negócio.

2.7 PROCESSO ADMINISTRATIVO

Vemos como base também o processo administrativo e seus elementos: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

O planejamento, que se revela ser a união de um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio. Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, afim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.

Vamos entender melhor essas expressões:

• Oportunidades – são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pelo administrador, podem influenciá-lo positivamente.

Por exemplo: novas políticas de governo, novos fornecedores, etc.

• Ameaças – são situações externas, atuais ou futuras que, se não evitadas ou eliminadas, podem afetar o negócio.

Por exemplo: concorrência forte, roubos, incêndios, etc.

• Forças – são características do administrador que podem fortalecer e aperfeiçoar o seu negócio, dando-lhe destaque frente aos concorrentes.

Tais como: habilidades de liderança motivacional, reconhecimento, etc. Ou tecnicamente, pode-se considerar: a eficiência dos colaboradores, a credibilidade dos fornecedores e a qualidade dos produtos.

• Fraquezas – são características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com