TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e Objetivos

Tese: Conceito e Objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Tese  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

5.7 - Balanço Patrimonial

5.7.1 - Conceito e Objetivos

Um balanço patrimonial consiste na apresentação dos saldos respectivos de todas as contas da contabilidade de uma companhia em uma determinada data, dispostos ou arrumados de uma forma relativamente padronizada, com a finalidade de permitir, a quem o analisa, uma visualização rápida da posição econômico-financeira dessa companhia naquela data. Em resumo, o balanço patrimonial representa uma fotografia da empresa em determinada data, expressa em valores monetários.

Balanços patrimoniais podem ser levantados para qualquer data desejada. Porém o balanço que as empresas devem levantar na data de encerramento de seus respectivos exercícios sociais é aquele considerado como o oficial do exercício.

No item 5.5, apresentamos um balancete de verificação (Cia. Florada) demonstrando apenas o resultado entre despesas e receitas de um exercício. O balanço patrimonial consiste em arrumar essas mesmas contas em grupos, de acordo com sua natureza sob o ponto de vista monetário.

Assim, temos a Conceituação definida pelo Conselho Federal de Contabilidade.

"O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade".

5.7.2 - Grupos que formam o Balanço Patrimonial

Como já dito, o balanço patrimonial consiste na apresentação das contas classificadas por grupos, de acordo com sua natureza e sob o ponto de vista monetário.

No Brasil, a Lei nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) padronizou o título de cada grupo do balanço. Assim, o balanço patrimonial deve ser apresentado com as contas classificadas nos seguintes grupos:

No Ativo

- Circulante

- Realizável a longo prazo

- Permanente

Investimento

Imobilizado

Diferido

No Passivo

- Circulante

- Exigível a longo prazo

- Resultado de exercícios futuros

- Patrimônio líquido

Deve ser observado que a apresentação das contas do ativo em grupos obedece a uma ordem decrescente de grau de liquidez, representando esta a maior ou menor facilidade com que determinados bens são transformados em numerário.

Assim, o critério de classificação das contas, dentro de cada grupo do ativo, está diretamente relacionado com os fatores: tempo, intenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com