TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito, objeto e objetivo da contabilidade

Relatório de pesquisa: Conceito, objeto e objetivo da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Desde os primeiros registros e relatos rudimentares até aos padrões atuais, resgatando informações sobre os primeiros sinais e achados nos sítios arqueológicos no mundo antigo, passando pelo principais escolas do pensamento contábil, onde cada uma contribuiu para a contabilidade atual e chegando a contabilidade no Brasil.

Há relatos bíblicos de 2000 a.C. que descrevem em controle patrimonial e o tamanho das riquezas, o que evidencia de alguma forma de contabilidade, tais como se estuda atualmente como podemos citar o planejamento orçamentário, de preço e venda que já eram utilizados desde os tempos remotos.

Desde os primórdios, o homem demonstrava sua real necessidade de controle de bens e produções, sejam elas de criação de espécie de gado e da agricultura. Os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos se deram na região de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã, onde pelas fichas de barro de diferentes formas, eram utilizadas para a contagem dos bens e inventários de suas riquezas, portanto era feito o controle patrimonial e também sobre a parte trabalhista, quando das citações encontradas na Bíblia Sagrada a respeito da expressão salário.

No Brasil, verificamos duas influências preponderante na contabilidade: a primeira fase com evidência da intervenção da legislação no desenvolvimento de procedimento contábil e das escolas italianas de pensamento contábil, fase em que se destacaram dois dos principais estudiosos contábeis brasileiros, Francisco D’Auria e Frederico Hermann Júnior, ambos influenciados pela escola patrimonialista, onde o objeto da ciência da contabilidade era o controle do patrimônio e suas mutações.

Conceito, objeto e objetivo da contabilidade

A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica. É um processo de comunicação de informações econômicas para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam de ter por base os relatórios externos. De uma certa forma com maior praticidade, podemos afiançar que a contabilidade é um sistema de informações em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro de uma gestão empresarial, através de técnicas, normas e princípios que mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis.

Escrituração contábil

Desta forma, a contabilidade tem por sua principal finalidade o objetivo de efetuar o controle patrimonial, fornecendo informações precisas sobre a composição do patrimônio e suas variações, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais. Pode-se ainda afirmar que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo.

Para atingir os objetivos da contabilidade na sua escrituração, os profissionais da contabilidade, devem ser habilitados e vinculados a órgãos de classe, que além de regulamentar a profissão é o responsável pela fiscalização do seu exercício. O profissional da contabilidade (contador, técnico em contabilidade) é o responsável técnico pela escrituração contábil perante os órgãos governamentais. Assim todas as pessoas jurídicas por força de lei fazem parte do campo de atuação da contabilidade e, além delas as pessoas físicas possuidoras de um grande patrimônio normalmente contratam um profissional contabilista para exercer o controle do seu patrimônio.

A Contabilidade na gestão empresarial

Na atuação em empresas, a contabilidade é uma das áreas profissionais que mais proporciona oportunidades, bem como ser de suma importância no gerenciamento das entidades empresariais, tendo como exemplo o planejamento tributário, análises financeiras, controle dos bens,, direitos e principalmente das suas obrigações dentre outras. Toda e qualquer organização tendo ela lucratividade ou não usa a contabilidade com a finalidade de entender mais detalhadamente sobre a sua gestão empresarial, uma vez que a contabilidade proporciona ferramentas hábeis e precisas para as tomadas de decisões e assim fazer uma gestão voltada para obtenção de lucros e consequentemente o crescimento da empresa. O Patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle do patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos seus gestores é o seu objetivo.

Demonstrações Contábeis

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil estática destinada a evidenciar qualitativamente e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade. É uma peça/relatório que demonstra um instantâneo da posição financeira da empresa em data específica, apresenta à esquerda os ativos e à direita, o passivo, onde mostra que os recursos no ativo provém de duas fontes: terceiros e capital próprio. O passivo consiste em obrigações que a empresa possui com terceiros, fornecedores que forneceram créditos, que venderam mercadorias a prazo, os bancos que emprestam dinheiro, o governo que concede prazo para o pagamento de impostos e tributos etc. Dentro do passivo é demonstrado o patrimônio líquido que representa recursos provenientes de capital próprio, proprietários da empresa, dos investidores e/ou acionistas que colocam dinheiro para começar o negócio.

A demonstração do resultado, é um relatório que mostra os resultados das operações dos negócios da empresa em um dado período de tempo. Nela vemos os detalhes das receitas resultantes das vendas dos produtos e serviços e das despesas em custo das vendas, despesas operacionais e não operacionais. A semelhança do balanço patrimonial, a demonstração de resultados pode ser representada também por uma equação contábil: Receitas – Despesas = Lucro(ou prejuízo) Liquido. A DRE, também conhecida como demonstração de lucros e perda (L&P), resume as receitas e as despesas de uma empresa. Segundo Horngren ET AL. (2002ª), essa demonstração mede o desempenho confrontando suas realizações e seus esforços. O resultado ou lucro de uma empresa recebe mais atenção de que qualquer outro item nas demonstrações financeiras, provavelmente por ser a informação mais importante da empresa. Não sem motivo, pois o lucro liquido mede a capacidade do negócio de obter resultado e indica se a empresa tem ou não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com