TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial e Trabalhista

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.048 Palavras (17 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ciências contábeis

Arley Nascimento Pimentel

Fernanda Marques Pereira Furtado

José Paulo Ferreira de Souza

Joycy Bessa de Vasconcelos

KLEBER MANTOVANELLI BARBOSA

Marilha Maia Srota da Silva

                        

                

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR em grupo

“Contabilidade Empresarial e Trabalhistas – 2º Semestre”

 

[pic 3]

        

Manaus

2015

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR em grupo

“Contabilidade Empresarial e Trabalhistas – 2º Semestre”

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual em Grupo.

Orientador: Equipe de Professores do 2º Semestre.

        Manaus        

        2015

        

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Livro Diário        

2.2        Livro Razão        

2.3        Etapas do Processo de Admissão        

2.4        Cálculo da Folha de Pagamento        

2.5        Lei nº 8.666/1993        

2.6        Contratos Administrativos        

2.7        Investimentos em máquinas        

3.        CONCLUSÃO        

Referências        

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido através das informações contidas no formulário denominado de PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO, com o tema de Contabilidade Empresarial e Trabalhista.

No contexto do desenvolvimento do trabalho incialmente foi importado os saldos apresentados no Balancete de Verificação, do mês de Julho de 2015. Posteriormente foram realizados os lançamentos contábeis debitando e creditando, respeitando os métodos das partidas dobradas, apuraram-se os saldos das contas e montou-se um novo Balancete de Verificação, bem como a demonstração dos lançamentos através dos Livros Diário e Razão, comprovando os lançamentos efetuados no período.

Dentro do contexto do desenvolvimento do trabalho, explicou-se como se dá um processo de admissão, bem como, os documentos necessários para a admissão. Ainda de forma simples foi demonstrado o cálculo da folha de pagamento, bem como, os cálculos dos encargos sociais e a sua contabilização.

Ainda no contexto do desenvolvimento do trabalho, explicou como se dá o processo licitatório, além de discorrer sobre a Lei nº 8.666/1993, demonstrando as modalidades existentes, bem como, a definição da carta-convite e como ela pode ser utilizada. Também foi discorrido sobre o contrato administrativo e as suas formas.

Citou ainda sobre a possibilidade de financiamento de um trator por parte da empresa, demonstrados através de cálculo dos valores, com análise da possibilidade de aquisição.

O trabalho estrutura-se em introdução, desenvolvimento prático e teórico sobre contabilidade, livros contábeis, processo de admissão, cálculo da folha de pagamento e encargos sociais, processo licitatórios e contratos administrativos, bem como os resultados e as considerações. Por último, resumem-se as principais conclusões do trabalho.

Objetivo Geral: Elaborar relatório com auxílio das informações composta no formulário denominado de PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO, com o tema de Contabilidade Empresarial e Trabalhista.

Objetivos Específicos:

  • Importar os saldos apresentados no Balance de Verificação do mês de julho de 2015 para os razonetes em forma gráfica de "T" com a nomenclatura das contas.
  • Realizar os Lançamentos Contábeis debitando e creditando, respeitando o método das partidas dobradas, após transferir os lançamentos para o razão em formato de "T" apurar os saldos e elaborar novo Balancete de Verificação para o mês e agosto de 2015.
  • Descrever os documentos necessários para elaboração do registro do empregado.
  • Demonstrar a memória de cálculo da folha de pagamento.
  • Explicar a modalidade de licitação da Lei nº 8.666/1993 denominada carta-convite;
  • Definir contrato administrativo e verificar se o mesmo pertence ao campo do Direito Público ou Direito Privado;
  • Calcular o custo do valor financiado para aquisição da máquina pela empresa e fazer o confronto do valor pago pelo financiamento e o valor que a empresa irá receber da Prefeitura caso aceite o convite.
  1. DESENVOLVIMENTO

A empresa Mundo Verde Serviços de Paisagismo Ltda., como o próprio nome menciona, trabalha na área de paisagismo há algum tempo. No mês de julho de 2015, a empresa apresentou em seu balancete de verificação os seguintes valores:

[pic 4]

Através das informações dados no exercício, foram importados os saldos apresentados no Balance de Verificação do mês de julho de 2015 para os razonetes em forma gráfica de "T" com a nomenclatura das contas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (649.5 Kb)   docx (682.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com