TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade PERGUNTAS

Ensaio: Contabilidade PERGUNTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Ensaio  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 12

QUESTOES PASSO 3

1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?

R: Os livros obrigatórios pela nossa legislação são:

Livro diário,Livro razão e seus auxiliares como livro caixa e livro inventário,entrada e saída de mercadorias,livro de registro de prestação de serviços.

2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão de negócios em uma empresa.

R: Os livros são importantes para qualquer empresa independente do seu porte ou seguimento e da sua forma de tributação.

A finalidade é armazenar todas as informações econômicas para vários usuários como: Investidores,Fornecedores,Bancos,Governo,Sindicatos,Funcionários etc.

Os livros contábeis são a memória e a identidade da empresa os livros contém todo o histórico de lucro a prejuízo uma empresa quem não possui esses livros não conseguiria planejar seu crescimento.

3. O que é SPED?

R: Sistema de Escrituração Digital é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais da escrituração fiscal.

É a substituição da escrituração em papel por DVDs ,CDs,Email,etc.

Escrituração Contábil Digital é um instrumento que unifica as atividades de recepção validação e armazenamento de livro e documentos.

4. É verdade que o projeto do SPED diminui o custo Brasil?

R: O SPED faz parte do PAC (Programa de aceleração do crescimento) com o objetivo de redução de custo do Brasil facilitando o cumprimento das obrigações acessórias uma das series de declarações.O FISCO tanto Estadual,Municipal,Federal,eles gastam para administrar tudo isso,tem ineficiência,tanto na geração e administração,com o SPED uma única informação sirva como todas as declarações e todos os níveis assim reduzindo o custo Brasil.

5. Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

R: No sistema antigo ele era manual em papel muito mais difícil de analisar e armazenar se tivesse um erro demoraria para identifica ló com o SPED as informações são mais precisas e rápidas detectando o erro imediatamente.

6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

R: Livro Diário e seus auxiliares Livro razão e seus auxiliares Balancetes Diários e fichas de lançamentos comprovativos dos assentamentos neles transcritos.

7. O que é necessário para que as empresas cumpram com as exigências e o envio de todos os arquivos do projeto SPED ao FISCO?

R: Consiste nas informações da relação junto ao fisco e as empresas contribuintes esses dados contábeis e fiscais tende a ser emitidos para Receita Federal que deveram ser emitidos de forma digital, l, através de um software. A emissão dos dados será feita de maneira unificada.

8. As empresas precisam ter algum livro contábil de forma impressa em seu acervo ou não?Explique.

R: Livros Diário - Razão - Livros Registro de Entradas - Saídas - Apuração de ICMS e IPI devem ser impressos apesar de entregarmos tanto o SPED Contábil quanto o SPED Fiscal, caso tenha uma fiscalização ou auditoria a empresa pode ser atuada e sua contabilidade prejudicada.

9. Como o contador pode contribuir na gestão de negócios nas empresas, dando assim subsidio ao exercícios da profissão de administradores.

R: Um contador bem preparado traz uma redução de custo para empresa agregando qualidade e prestando uma acessória tributária e vai mais alem que uma função tributária ele é um gerador de informações que ajuda o empresário a tomar decisões certas no momento certo ele acaba sendo um consultor de gestão onde a consultoria onde a consultoria tributária acaba sendo um dos elementos importantes da nossa capacitação.

10. Quais as vantagens da implantação do SPED para as empresas?

R: O Sistema Público de Escrituração Digital faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes, o uso do SPED permite às empresas a eliminação do uso de papel e a diminuição de despesas com armazenamento físico de arquivos e estimula o comércio tendo também uma troca de arquivos entre as empresas cada vez mais comum no mercado aumentando a competitividade entre as empresas e diminuindo a concorrência desleal.

Principio da oportunidade

Principio da oportunidade é registrar corretamente as variações patrimoniais que é de fundamental importância para analise dos elementos tendo três elementos de grande importância para o trabalho do contador.

• SISTEMA ESTRURURADO – A empresa

• FORMULÁRIOS,LIVROS,DOCUMENTOS – com a finalidade de registrar e manter com segurança os registros contábeis.

• ESCRITURAÇÃO – Técnica contábil que registra todos os acontecimentos nos livros da empresa que posam modificar sua situação patrimonial.

Os elementos mais usados nessa tarefa são os livros contábeis,são usados hoje em dia três formatos descritos.

• ESCRITURAÇÃO MANUAL - Como o mesmo nome já diz escrito manualmente em um livro mais um método que não é mais usado.

• ESCRITURAÇÃO MECÂNICA – Feito em fixas,folhas soltas e transferido para um livro propriamente dito.

• PROCESSO ELETRÔNICO – Registrado em computador e armazenado em CDs DVs, técnica mais usadas nos dias de hoje.

Independente do formato o principal livro contábil é o livros DIÁRIO onde registra todos os lançamentos contábeis dia após dia.

Outro livro regularmente usado é o livro RAZÃO onde cada lançamento é dividido segundo o motivo ou razão de cada um deles.

É obrigatório para as empresa conforme previsto no código civil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com