TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade como um sistema de gravação de qualquer natureza (econômica, financeira, de produção e físicas)

Artigo: Contabilidade como um sistema de gravação de qualquer natureza (econômica, financeira, de produção e físicas). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Artigo  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo define a Contabilidade como um sistema de registros de qualquer natureza (econômico, financeiro, produtivo e físico), que visam prover as informações para auxiliar na tomada de decisões e no gerenciamento da empresa, ou seja, em outras palavras a Contabilidade é o “braço direito” de um administrador.Essas informações também são fornecidas aos “stakeholders” (pessoas físicas ou jurídicas – inclusive o Governo) que possuem interesses diretos ou indiretos na organização.

O Núcleo Central da Contabilidade é constituído pelas informações de natureza econômica e financeira, as informações de natureza produtiva e física são complementares.

A empresa deve apresentar dados precisos para a devida apuração do resultado e avaliação da situação patrimonial. Se houverem informações não explicitas ou divergentes devem ser feitos quadros complementares ou notas explicativas. A essência, a natureza verdadeira da operação deve prevalecer sobre a forma, pois caso contrário, a empresa terá divergências em seu Balanço Patrimonial e nas outras demonstrações. Como a contabilidade tem um foro de relacionamento com terceiros é importante a veracidade das informações, sendo de forma clara e explicativa, porque o que gera dúvida pode fazer com que eventuais credores, por exemplo, tomem decisões mais conservadoras devido à falta de confiabilidade no balanço contábil.

O Estado, com o intuito de viabilizar a credibilidade dessas informações, institui regras, procedimentos jurídicos e tributos que as empresas, de um modo geral, precisam acatar e recolher, cada qual dentro do seu enquadramento tributário, como por exemplo, obrigação principal (ocorrência do fato gerador com o objetivo o pagamento de tributos) e obrigação acessória (ocorrência da legislação tributária como: entrega de declarações, escrituração de livros fiscais e emissão de documentos fiscais).

Devemos observar que o artigo deixa claro que a Contabilidade não é apenas uma ciência social, mas a soma de duas ciências, pois ela exerce a característica social quanto às suas finalidades e exerce a sua característica quantitativa com relação à mensuração dos dados, pois é por métodos quantitativos que se realiza a equação patrimonial em que o Ativo é o resultado da soma entreo Passivo e o Patrimônio Líquido da empresa.

Dissertação – tema: “Semelhanças entre a nossa vida financeira e a de uma empresa”

Existem diversas semelhanças entre a nossa vida financeira particular e a vida financeira de uma empresa. Basicamente ambas visam lucro ou no mínimo a estabilidade financeira.

Para que haja um equilíbrio em ambas é necessário se fazer um controle de despesas para não se gastar mais do que se recebe. O planejamento é algo que também pode ajudar no controle desses gastos, almejando o resultado positivo e a realização de objetivos. Deve se fazer um planejamento prévio de cada decisão a ser tomada, visando riscos possíveis para sanar problemas futuros.

Por exemplo, em uma vida familiar é necessário se fazer o planejamento de gastos, ter uma equipe entrosada (no âmbito familiar), um dos cônjuges deve ter uma mente criativa para desenvolver situações em que envolva toda a família para que não caia em uma rotina. Se a família se funda sem estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com