TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Como Ferramenta Gerencial Na Gestão Financeira Da Micro, Pequenas E Médias Empresas.

Trabalho Universitário: A Contabilidade Como Ferramenta Gerencial Na Gestão Financeira Da Micro, Pequenas E Médias Empresas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. A FUNÇÃO DO CONTABILISTA 5

1.1 DEPARTAMENTO FISCAL 7

2. ATENDIMENTO AO CLIENTE 9

3. RECURSOS FÍSICOS E RECURSOS HUMANOS 11

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

FERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

RESUMO

Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informação tributária, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os empresários nas tomadas de decisões, no processo de gestão, planejamento, execução e controle de sua empresa. Assim este relatório demonstra a importância da contabilidade e como ela pode contribuir positivamente para o sucesso das micro e pequenas empresas.

Para ABRANTES5 (1998) a contabilidade não foi criada por contabilista e não existe para atender as necessidades do profissional, e sim as dos usuários. Este pensamento de Abrantes questiona quanto ao real papel do contabilista e reacende a discussão sobre o novo perfil do contabilista, o contador gerencial, capaz de suprir as necessidades de informações.

O Escritório Contábil Sampaio é uma empresa de prestação de serviços de contabilidade, especializada na terceirização execução de serviços nas áreas contábil, fiscal trabalhista e previdenciária, o responsável pelo escritório e supervisor do estagio é o s.r. José de Ribamar Correia Silva, proprietário, que também acumula função como gerente. Bacharel em Ciências Contábeis possui uma vasta experiência na área contábil devido anos de atuação.

Palavras- chave: Adaptação. Controle. Análise. Desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

A decisão de se implantar a contabilidade gerencial na empresa trará uma infinidade de ferramentas gerenciais que auxiliarão o empresário na gestão financeira de sua empresa. Dessa forma estará exercendo a capacidade administrativa que é exigida nos dias de hoje para lidar com as tarefas diárias que, por mais simples que pareçam, influenciarão os resultados da empresa.

Não importa o porte da empresa. Seja ela um micro, pequena, média ou grande empresa, a ciência contábil sempre terá a mesma definição.

A empresa concedente do estágio supervisionado foi o escritório contábil Sampaio, situado na rua Santos Dumont, 326, centro de Augustinópolis Tocantins, proprietário e supervisor do estágio s.r. José de Ribamar Correia Silva.

A empresa é também conhecida pelo nome fantasia de atual papelaria que atua como magazine e papelaria e, prestação de serviços como Xerox. A contabilidade gerencial permite que o administrador antecipe situações favoráveis e de riscos, possibilitando tomar decisões voltadas para o crescimento de sua clientela e empresa.

1. A FUNÇÃO DO CONTABILISTA

O papel do contabilista é decisivo para que as informações contábeis sejam utilizadas na gestão das organizações – micro, pequenas e médias empresas. Contudo, muitos contadores se dizem insatisfeitos com a remuneração que recebem pelos seus serviços e, talvez por isso, muitos empresários alegam que não há um efetivo comprometimento do contabilista com o aspecto gerencial da contabilidade. Inobstante, este fato pode estar aliado principalmente a três fatores: o número muito grande de clientes por contabilista; insatisfação com a remuneração recebida; e o fato de a contabilidade não ser a única fonte de renda do profissional, tornando-a algo acessório.

Outra questão atual que afeta o ambiente dos serviços contábeis é o ambiente empresarial globalizado, o mercado competitivo e o pesado ônus tributário que sufoca as empresas, isso requer do profissional da contabilidade, a todo instante, práticas de gerenciamento eficazes para preservar a continuidade do empreendimento. Procurar formas lícitas para reduzir o pagamento de tributos e ao mesmo tempo estar atento às mudanças da legislação é uma necessidade imprescindível para maximização dos lucros das empresas, para manutenção dos negócios e melhorar os níveis de empregos. Esses fatos importantes requerem a participação ativa do contador.

O Escritório Contábil Sampaio, por se localizar numa região de movimentação relativamente baixa, desenvolve todas as funções voltadas á área da contabilidade.

Os setores do Escritório Contábil Sampaio podem ser estruturados da seguinte maneira:

Figura 1.1 – Organograma de setores Escritório Contábil Sampaio

As funções do escritório são distribuídas em departamentos assim definidos:

• Contabilidade,

• Fiscal;

• Departamento Pessoal.

A segui será apresentado o organograma de cargos do Escritório Contábil Sampaio.

Figura1. 2 – Organograma de cargos do Escritório Contábil Sampaio

Do ponto de vista interno da empresa, a Análise das Demonstrações Contábeis adquire maior significado quando realmente serve como “instrumento“ para a tomada de decisões, pois através dela, pode-se informar a administração o posicionamento relativo aos vários elementos extraídos da Contabilidade, bem como é um “painel geral de controle”, através do qual o gestor pode e deve dirigir o curso dos acontecimentos futuros, no que tange a elementos controláveis.

Por outro lado, elementos externos à empresa também são beneficiados com a Análise das Demonstrçaões Contábeis, pois mediante ela, os agentes externos podem avaliar a tendência da empresa, para várias finalidades, dentre as quais:

• Fornecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com