TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade criativa

Por:   •  26/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CAMPUS AVANÇADO DE PATU

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TÉCNICAS DE PESQUISAS EM CONTABILIDADE

QUALIDADE DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS: UMA ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA CIDADE DE MARTINS PELOS CONTABILISTAS

PATU

2016

SUELDO LINO DE ANDRADE

QUALIDADE DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PELOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NA CIDADE DE MARTINS

Projeto de pesquisa apresentado por acadêmica do 9º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Patu, à disciplina Técnicas de Pesquisa em Contabilidade como requisito para obtenção de notas.Orientador: kallyedson Rawlinson de Oliveira

PATU

 2016


SUMÁRIO

1

TEMA

3

2

PROBLEMÁTICA

4

3

JUSTIFICATIVA

5

4

OBJETIVOS

6

5

REFERENCIAL TEÓRICO

7

6

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

11

7

CRONOGRAMA

12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS

13

INTRODUÇÃO

 Nos dias atuais, onde todas as empresas que desejam alcançar o sucesso, independente de seu porte ou atividade, necessitam de informações suficientes e confiáveis. E esta informação deve servir como base para o planejamento da sua empresa, com vista a auxilia-lo na tomada de decisão, pois com as grandes e constantes mudanças no cenário econômico, à busca pela informação têm sido cada vez mais intensificadas.

Diante desse contexto, o profissional contábil deve se preparar ao máximo para oferecer um serviço de qualidade, para que assim o empresário possa entender a real importância que a contabilidade tem para ele. Logo, por deter informações úteis, o contabilista assume um papel fundamental dentro da organização, não se restringindo apenas ao âmbito fiscal, mas suprindo a necessidade da administração com informações sobre o andamento do negócio. (aproveitar na justificativa)

É notório que muitas são as questões que estão sendo discutidas a respeito da qualidade dos serviços prestados pelos contabilistas. Como em qualquer outro segmento de mercado, o profissional contábil deve procurar identificar quais informações são realmente importantes e indispensáveis para seu cliente, procurando assim se adequar as suas exigências. Sobre o assunto Piazza (2009) afirma que há um grande necessidade de ouvir o cliente para estar totalmente voltado a satisfazer suas expectativas, para isso será necessário encontrar alternativas para adequar as exigências destes.

Como já mencionado, os empresários necessitam de informações confiáveis, claras e objetivas que demonstrem a realidade econômica e financeira das empresas e os auxiliem na tomada de decisão. Diante desse contexto, se faz necessário que esse profissional acorde para a realidade e aperfeiçoem sua qualidade pessoal, tomando iniciativas e buscando alternativas diferentes e desafiantes para alcançar o principal objetivo de quem presta um serviço que é a satisfação plena do seu cliente. Com base no exposto, sugere-se a seguinte pergunta de pesquisa: qual a percepção dos micro e pequenos empresários do município de Martins/RN em relação à qualidade dos serviços prestados pelos contabilistas?

Objetivando responder........   Diante disso, o presente trabalho parte da hipótese que os micro e pequenos empresários do município de Martins/RN não estão satisfeitos com os serviços prestados pelos contabilistas, como também eles não estão dispostos a remunerar esse profissional para melhorar esse serviço.

De acordo com Moreira (2002) um dos fatores mais determinantes para a mortalidade dos micro e pequenos negócios no Brasil é a falta de informação e capacitação gerencial dos empresários. Nesse contexto o contabilista assume um papel importante, pois é ele que tem a responsabilidade de extrair os dados da contabilidade e transforma-los em informações úteis para direcionar o empresário no gerenciamento do seu negócio. (importância para as empresas da qualidade dos serviços contábeis)

Para que os empresários possam utilizar essas informações no gerenciamento das suas empresas é necessário que eles possuam confiança nos contabilistas e estes devem fornecer relatórios periodicamente para que a informação chegue de forma tempestiva para ser útil na tomada de decisão. Em contra partida à confiança depositada pelos empresários, os contabilistas devem estar cientes das necessidades dos clientes para que as informações geradas pelos demonstrativos possam ser utilizadas com máxima eficiência, pois o profissional que não buscar a qualidade e satisfação de seus clientes está predestinado a perdê-los, uma vez que a fidelidade destes está diretamente ligada a sua satisfação (importância para a classe/ ciência contábil) Diante desse contexto, o profissional contábil deve se preparar ao máximo para oferecer um serviço de qualidade, para que assim o empresário possa entender a real importância que a contabilidade tem para ele.

Sobre o assunto, Silva (2005) afirma que e face às responsabilidades e importância que esse profissional adquiriu perante a sociedade nos últimos anos, ele deve cada vez mais aprimorar suas dimensões profissionais, alcançando uma visão global dentro desta nova realidade e continuar competindo no mercado. Devendo assim, deixar de lado a observação meramente crítica, e intervir na realidade através de atitudes mais inovadoras e flexíveis. Sendo assim, se faz necessário um estudo dessa natureza que permita conhecer a visão dos empresários sobre a qualidade dos serviços prestados pelos contabilistas, para que a partir disso esse profissional possa conhecer quais as necessidades e anseios de seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com