TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de custos etapa 1

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1.

Aula-tema: Terminologia e Classificação de Custos.

Esta atividade é importante para que você aprofunde seus conhecimentos sobre a terminologia empregada na Contabilidade de custos e a classificação dos custos de acordo com suas especificidades.

Passo 1.

Acessar o arquivo disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BwpCSyf5J660V0x4YXBwU19jcTQ/view?usp=sharig.

https://krotonmy.sharepoint.com/personal/fernando_gotardo_anhanguera_com/_layouts/15/guestaccess.aspx?guestaccesstoken=5dmBoQeHIg9XEniqrm8rzUiAWv7PilgLh3DX1j3VuOA%3d&docid=0a3eb96510131487ca623d1ae05591124.

Fazer uma leitura atenta do material disponível e anotar os principais pontos estudados construa um resumo na forma de tópicos para ser utilizado nos próximos passos.

Foi feita a leitura e construímos o seguinte resumo:

• Custos Diretos e Indiretos

Custo direto: Relacionados diretamente a produção do produto (bem, ou serviço) no qual temos a media do gasto realizado.

Custo indireto: Não determinamos com precisão sobre cada produto, por isso ele é rateado ou alocado com base em algum critério.

Ex: Não sabemos quanto de energia elétrica cada produto consome ao ser produzido. A energia elétrica da fábrica pode, então, ser rateada pelos produtos fabricados, com base nas quantidades produzidas.

• Custo Fixo e Variável

Custo Fixo: É o custo incorrido para se fabricar o produto (bem ou serviço), que não têm relação com a quantidade produzida, ou seja, seu valor não varia mesmo que se produzam mais ou menos bens ou serviços.

Custo Variável: Custos que variam conforme a produção. Uma maior quantidade produzida implica em maiores custos, assim como uma menor quantidade produzida implica em uma redução dos custos.

• Terminologia Contábil Básica

Área da contabilidade responsável por apurar os gastos ocorridos na produção de bens e serviços.

Passo 2.

Fazer uma leitura atenta do capítulo do livro texto da disciplina que trata da terminologia contábil básica. Anotar os principais pontos estudados, pois isso será importante para construção do relatório a ser desenvolvido no passo seguinte.

Terminologia Contábil Básica e Sistemas de Custos.

A contabilidade de custos é a área da contabilidade responsável pela apuração dos gastos ocorridos na produção de bens e serviços, ou seja, ela cuida do registro contábil das operações de produção da empresa através das contas de custeio, onde se utiliza a terminologia contábil básica.

• Gastos

• Investimentos

• Custo

• Despesa

• Desembolso

• Perda

No passo a seguir vamos ver claramente a resolução desses tópicos!

Passo 3.

Escrever um resumo de no mínimo 2 laudas e no máximo 4 laudas, descrevendo as conclusões dos pontos anotados no passo 1, e os pontos estudados no passo 2.

Nessa etapa vimos um pouco da terminologia empregada na Contabilidade de custos e a classificação dos custos de acordo com suas especificidades.

Usamos na terminologia contábil básica as seguintes operações:

GASTOS: Aquisição de bens e serviços, podendo ser classificado como gastos de investimentos aquele cuja destinação esta em vários processos da produção e gastos de consumo cujos aqueles são consumidos imediatamente na produção realizada, dependendo da sua destinação pode ser classificada como custo ou despesa.

INVESTIMENTO: É um gasto efetuado para benefícios futuros, aquisição de bens e serviços, cujos ativos tem maior vida útil.

CUSTO: É um gasto com bens e serviços destinados para a produção de outros bens e serviços.

DESPESA: São bens e serviços consumidos para se auferir receitas.

DESEMBOLSO: É o pagamento efetuado na aquisição de bens e serviços.

PERDA: É o bem e serviço que é consumido de forma involuntária e anormal

Custos Diretos: É aquele que pode ser identificado e ligado diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento no momento de sua ocorrência, não necessita de rateios, são proporcionalmente ligados ao produto ou serviço.

Exemplos: matérias-primas e MOD (mão de obra direta).

Apropriação dos Custos Diretos: Para que a apropriação seja feita de maneira adequada a empresa deve conhecer exatamente para qual produto se destinam os matérias e as mãos de obra. Ela deve manter um controle de apontamentos exato de ligação entre matéria x produto e mão de obra x produto, a fim de garantir a destinação deste custo direto. No caso de mão de obra essa ligação deve ser mais minuciosa levando em consideração os fatores período e tempo.

Custos Indiretos: É o custo que não se pode apropriar diretamente a um produto ou serviço no momento de sua ocorrência. Neste tipo de custo é utilizado o método de rateio, necessita de taxas e critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

Exemplos: MOI (mão de obra indireta) como supervisores, MI (materiais indiretos) como graxas e outros custos indiretos como depreciação, manutenção de equipamentos, etc.

Imagem custos diretos e indiretos:

Passo 4.

Acessar o material disponível em:

https://drive.google.com/file/d/0BwpCSyf5J660T0dUY21IWV9ldzA/view?usp=sharing.

Acesso em 19 de nov. 2014. Classificar os itens conforme a orientação do enunciado e responder as questões propostas. Atentar para que as respostas da equipe componham o relatório final que será entregue ao professor.

Classificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com