TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade e contas públicas

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

SANTOS, Edinilzo Bispo dos. Contabilidade e a transparência das contas do setor público na internet: o caso de uma universidade Estadual baiana. Revista Contabilidade pra Iniciantes, São Paulo, v.1, n.1, p.7-15, Nov. 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2015.

A contabilidade apresenta-se como ferramenta fundamental para que haja transparência nos gastos públicos, através da qual deve-se demonstrar claramente à sociedade as despesas e resultados de cada ação.

O artigo expõe o papel da contabilidade no setor público, tratando de forma especial, as contas da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), através de um estudo do portal de transparência da  Universidade. Além disso, a obra objetiva explanar a transparência das contas públicas na internet e avaliar as contas da UEFS.

No setor público a contabilidade deve estar direcionada de forma a atender as normas e ao mesmo tempo ser eficaz para o gerenciamento e a tomada de decisão, além de demonstrar as ações concebidas pelo patrimônio público.

O contador do setor público deve registrar e analisar todos os atos que envolvam orçamentos e finanças governamentais. As informações são geradas com bases técnicas, porém devem der divulgadas de maneira simplificada, mas fiel, para que a população entenda com facilidade qual é o destino do dinheiro público.

Esxistem três grupos especiais que são os mais interessados na prestação de contas pública: os cidadãos, que pagam impostos e exigem serviços de qualidade em contra partida; os membros do legislativo, que devem acompanhar e verificar as contas; e os credores e investidores que financiam os gastos do governo e precisam confirmar se o investimento terá retorno.

O “princípio da publicidade”, assegurado pela Lei da Responsabilidade Fiscal encontra-se na Constituição Federal, e exige a transparência das contas públicas, que passaram a ser mais divulgadas em 2004, com a criação do Portal da Transparência.

Assim como todos os órgãos públicos, a UEFS disponibiliza as contas geradas pela contabilidade, através de sua “home page”, verificando-se a contabilidade como geradora e fornecedora de dados. Contudo, os termos técnicos são substituídos, para que haja maior compreensão pelos usuários.

O artigo apresentado foi relevante ao destacar que o setor público também necessita dos serviços prestados pela contabilidade, especialmente na apresentação dos resultados à sociedade, pois a obra expôs a importância da fidelidade e clareza dos dados. Além disso, foi apresentado o papel da internet na demonstração das contas públicas, consistindo o meio mais rápido e prático para se acessar dados tanto governamentais quanto privados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com